UCS e Clube Recreio da Juventude fazem parceria para formação de Orquestra Jovem.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/12/2016 | Editado em 12/07/2017
lanoamento-escola-de-m%c2%a6sica-rj-ucs-cred-cristina-calcagnotto-13
Publicou prestigiou apresentação da Terça Cult e formalização da parceria entre UCS e Recreio da Juventude.
lanoamento-escola-de-m%c2%a6sica-cred-cristina-calcagnotto-3
Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS participou da última edição do ano no projeto do clube. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma parceria entre a UCS e o Recreio da Juventude, tradicional agremiação social e esportiva de Caxias do Sul, formalizada na última terça-feira, dia 6 de dezembro, prevê a formação da Orquestra Jovem do Recreio da Juventude, por meio da Escola de Música RJ/UCS, que contará com oficinas de músicas semanais e a realização de oito concertos oficiais.

A parceria foi efetivada durante a última edição do projeto “Terça Cult”, promovido pelo Recreio da Juventude com uma atração cultural realizada toda primeira terça-feira de cada mês. Assim, em dezembro, o clube recebeu o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS, que apresentou, no repertório, canções natalinas.

lanoamento-escola-de-m%c2%a6sica-rj-ucs-cred-cristina-calcagnotto-12
Reitor Evaldo Kuiava formalizou a parceria com o clube.

O evento foi prestigiado pelo reitor Evaldo Kuiava e pelo presidente do clube Eduardo Menezes. Para as duas instituições, trabalhar com a formação de orquestra/escola é uma oportunidade para que as crianças e adolescentes residentes em Caxias do Sul possam pensar, criar, agir e viver em sociedade, utilizando a música como um multiplicador da educação e da cultura.

Com a Escola de Música, a UCS e o Recreio da Juventude, a partir deste momento, fortalecem a arte em Caxias do Sul e ampliam o desenvolvimento de um trabalho de sensibilização e formação em música, no intuito de tornar crianças e jovens grandes músicos para as orquestras, entre elas, para a Orquestra Sinfônica da UCS.

A atividade de musicalização – por meio da Escola de Música RJ/UCS – visa familiarizar e estimular os alunos a explorarem o universo sonoro ao seu redor. Isso acontece através de um processo de construção do conhecimento, despertando e desenvolvendo o gosto musical, seja produzindo ou somente ouvindo música, favorecendo, assim, o desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.

Fotos: Cristina Nora Calcagnotto