Ministro do Trabalho conhece a Central de Triagem da Associação de Recicladores do Bairro Serrano.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/12/2016 | Editado em 09/12/2016

Desde 2011, a UCS desenvolve projeto de capacitação dos catadores que atuam nas Centrais de Triagem em Caxias do Sul, em parceria com o Ministério do Trabalho e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, com auxílio da Fundação Banco do Brasil.

O Ministro do Trabalho e Emprego Ronaldo Nogueira, em visita a Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro, para divulgar a campanha de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti, conheceu as instalações da Central de Triagem da Associação de Recicladores do bairro Serrano, entregue à comunidade em junho deste ano.

_dsc1313

Acompanhado pelo prefeito Alceu Barbosa e pelo vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli, o ministro participou de uma conversa com os recicladores sobre a importância do trabalho que ali é executado. Segundo o prefeito, “temos aqui o que há de mais moderno em reciclagem. A CODECA abastece as recicladoras para posterior reciclagem. E graças a esse trabalho, Caxias do Sul ganhou o título de cidade mais limpa do Estado e a 5ª do país”, lembrou.

Para o ministro Ronaldo Nogueira, a Associação deve servir de modelo para o resto do país. “Este é um case que precisa ser multiplicado no Brasil. Precisamos potencializar iniciativas como essas”, enfatizou.

A Recicladora do bairro Serrano é uma das beneficiadas com o acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Caxias do Sul, Banco do Brasil, UCS e a WWF Brasil, que visa a melhorar as condições das atividades em associações de recicladores conveniadas ao Município. O convênio com repasse de mais de R$ 1,6 milhão auxiliou, além das melhorias na infraestrutura física dos galpões, na aquisição de máquinas e equipamentos.

Projeto “Catadores”

A visita à recicladora também foi acompanhada pela professora do curso de Serviço Social, Ana Camardelo, alunos e mestrandos da área. A UCS iniciou, em 2011, o projeto “Capacitação e apoio às atividades dos catadores informais do município de Caxias do Sul” e vem acompanhando cerca de 200 catadores que atuam nas centrais de triagem da cidade. Esse projeto multidisciplinar, onde atuam professores e estudantes de  Arquitetura, Enfermagem, Serviço Social, Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Processos e Tecnologias, tem apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e o auxílio da Fundação do Banco do Brasil. Neste período, segundo o professor Ademir José Zattera, coordenador do projeto, “foram realizadas reformas nas centrais de triagem, a construção de três galpões de triagem novos, reformas de prensas e apoio na capacitação dos catadores que atuam nas centrais de triagem de Caxias do Sul”.

O projeto – que deverá finalizar no segundo semestre de 2017 – tem a participação das professoras Nilva Lúcia Rech Stedile, Ana Maria Paim Camardelo e Terezinha de Oliveira Buchebauan. O objetivo do projeto, segundo a professora Ana Camardelo, “é estruturar e integrar a rede de reciclagem do município de Caxias do Sul, por meio de ações de apoio técnico e capacitação continuada de catadores de rua, visando a geração de renda e redução das desigualdades sociais”.

Algumas atividades já foram desenvolvidas, como o diagnóstico das condições de vida e de trabalho dos catadores; inúmeras oficinas de capacitação tratando sobre os riscos, importância e uso adequado dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individuais; oficinas de “Formação em Educação Ambiental – Resíduos Sólidos para professores da rede municipal e para os Agentes Comunitários de Caxias do Sul (em parceria com a SEMMA e WWF); caracterização dos resíduos e dos riscos associados a estes; construção de três galpões de triagem; reformas de prensas, entre outras.

A UCS entregou ao Ministro Ronaldo Nogueira o livro “Catadores e catadoras de resíduos: prestadores de serviços fundamentais à conservação do meio ambiente”, editado pela EDUCS e organizado pelas professoras Ana Maria Paim Camardelo e Nilva Rech Stedile.

Fotos: Rafael Lopes/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul