Natal em Família na UCS marca início das comemorações dos 50 anos da Instituição.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/12/2016 | Editado em 12/07/2017

Na noite de lua cheia, cerca de quatro mil pessoas estiveram reunidas no estacionamento da UCS TV, no Campus-Sede, para prestigiar a terceira edição do Natal em Família na UCS. Além do encontro da comunidade em torno de uma grande celebração de final de ano, essa edição também marcou o início das comemorações dos 50 anos da Universidade. A data oficial de criação da UCS é 10 de fevereiro de 1967 e, no decorrer de 2017, “uma programação especial, organizada pela Comissão dos Festejos dos 50 anos da qual a comunidade poderá participar ativamente”, como afirmou o reitor em suas boas-vindas ao público.

A Orquestra Sinfônica executou, pela primeira vez, o Hino da UCS In Altum Ducit  (em tradução do latim, “conduzir para o alto” com letra de José Clemente Pozenato e música do maestro do Gilberto Salvagni. O evento foi ainda cenário para o lançamento do Selo Comemorativo e da peça publicitária comemorativa aos 50 anos. [Saiba mais sobre as comemorações do Cinquentenário da UCS.]

img_natal2016_32

Segundo o reitor Evaldo Kuiava, “nesta bela noite, temos, juntos, algo importante a fazer: iniciar a celebração do cinquentenário de uma Instituição que escreveu e escreve páginas importantes da história de Caxias do Sul e região. Por isso, 2017 será um ano de voltar às páginas iniciais dessa história, de rememorar os primeiros esforços, as primeiras conquistas, os acontecimentos marcantes, as pessoas que fizeram a UCS ser uma Instituição de renome nacional e internacional. Hoje, a UCS detém o 2.º lugar nacional em Inovação e o 5.º lugar em Pesquisa, entre todas as universidades comunitárias e privadas do Brasil”.

As comemorações Cinquentenário da UCS seguirão até 21 de dezembro de 2017, quando ocorrerá a quarta edição do Natal em Família na UCS.

Espetáculo

O espetáculo desta quinta-feira contou com a participação dos solistas Cíntia de Los Santos (soprano), Ângela Diel (mezzo-soprano), Roger Scarton (tenor) e Daniel Germano (baixo), do Coro da UCS e o Coro das OSPA. Sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt, o concerto natalino iniciou com a apresentação do Oratório “The Messiah”, de Händel, com uma releitura da obra coreográfica de Jair Moraes, originalmente feita para o Grupo Raízes em 1988, com os acadêmicos do curso de Tecnologia em Dança. Logo após, houve a encenação do Auto de Natal do Grupo de Teatro Quiquiprocó, com direção cênica de Andrea Peres. Um show de fogos de artifício encerrou o espetáculo.

Foto: Lais Dal Picolli