UCS participa de missão a parques tecnológicos da Espanha

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/10/2016 | Editado em 18/02/2019

Vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, integrou comitiva gaúcha que discutiu acordos de cooperação visitou complexos de pesquisa e inovação 

O vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Odacir Graciolli, representou a Universidade de Caxias do Sul em uma missão internacional que reuniu 12 reitores e vice-reitores de instituições associadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O grupo esteve na Espanha, ao longo da última semana, em uma série de visitas a instituições, associações, parques tecnológicos e universidades ligadas à pesquisa e inovação.

Na segunda, dia 3, a comitiva, no intuito de conhecer experiências de constituição e gestão de ambientes de inovação e empreendedorismo, visitou a Universitat Ramon Llull, integrante da Rede LaSalle, o que possibilitou o compromisso de elaboração conjunta de iniciativas de cooperação. Ao final da tarde, os professores brasileiros foram recebidos na Prefeitura de Barcelona, onde tomaram contato com diretrizes do poder público municipal na atuação com universidades.

espanha1

espanha2Na terça, dia 4, a delegação do Comung esteve na Câmara de Comércio de Barcelona discutindo, com o chefe de Gabinete de Estudos Econômicos e Infraestrutura e diretor do Departamento Internacional, Joan Ramon Rovira, sobre a estrutura e as relações internacionais da entidade, analisando também as perspectivas do cenário europeu.

Na sequência, ocorreu um encontro com o reitor da Universidade de Barcelona – maior instituição universitária espanhola e referência em várias áreas de pesquisa -, Jordi Alberch, onde grupo conheceu o Parque Científico de Barcelona, uma estrutura com mais de dez parques e iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo.

Após, a comitiva conheceu a iniciativa de intervenção e desenvolvimento urbano idealizada pelo professor Josep Miquel Piqué (que fará palestra no Fórum de Gestão e Inovação do Comung no dia 21/10, no IPA, em Porto Alegre). Denominada Projeto 22@, a proposta está servindo de referência internacional para a produção planejada do espaço urbano, agregando a capacidade de contemplar os interesses de crescimento econômico de um território ao mesmo tempo que potencializa a qualidade de vida da população.

Roteiro em Alicante e Málaga
Na quarta-feira, dia 5, os professores do Comung estiveram na cidade de Alicante para conhecer o Parque Científico e Empresarial da Universidade Miguel Hernandéz (UMH) e visitar a feira Futuramoda-Co_Shoes, acompanhados de dirigentes da Associação Espanhola de Componentes de Calçado.

No dia seguinte, na cidade de Málaga, foi visitado o ocorreram reuniões com o diretor-geral da Associação Internacional dos Parques Científicos e Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), Luiz Sanz, e com a gerente-diretora da Associação dos Parques Tecnológicos da Espanha (APTE), Soledad Díaz. Ambas entidades têm sede no Parque Tecnológico da Andaluzia, que foi visitado à tarde pelos integrantes do Comung.

A missão foi encerrada na sexta, na Universidade de Málaga (UMA), com reunião com o reitor José Ángel Narvárez Bueno e com a vice-reitora de Relações Internacionais, Susana Cabrera Yeto, seguida de visita ao Projeto Estratégico Universidade-Parque Tecnológico (UMA-PTA). Na ocasião, a subdiretora de Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais, Sonia Palomo, efetuou uma apresentação sobre o Parque Tecnológico da Andaluzia. Por fim, a comitiva brasileira teve um encontro no Campus de Excelência Internacional (CEI) Andalucia Tech com o vice-reitor de Projetos Estratégicos da instituição, Victor Munõz.

espanha3

espanha4A Comitiva
Participam da missão do Comung na Espanha, além do prof. Odacir Graciolli, o presidente da entidade e reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm; a vice-reitora de Graduação da Unijuí, Cátia Nehring; o reitor da UPF e 1º vice-presidente do Comung, José Carlos Carles de Souza; a reitora da Unisc e 2ª vice-presidente do Comung, Carmen Lúcia de Lima Helfer; a reitora da Urcamp e tesoureira do Comung, Lia Maria Herzer Quintana; a reitora da Feevale, Inajara Vargas Ramos; o pró-reitor de Inovação da Feevale, Cleber Cristiano Prodanov; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Pascoal Golle; o reitor da Univates, Ney José Lazzari; a diretora administrativa do Tecnovates/Univates, Simone Stülp; e o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUC/RS, Jorge Audy.