Produzido pela UCS, relatório sobre vulnerabilidades sociais de Caxias é entregue ao poder público municipal.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/12/2016 | Editado em 23/12/2016

Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de dezembro, foi apresentado à Reitoria o Relatório de Vulnerabilidade Social do município de Caxias do Sul. Organizado pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (IPES) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da Universidade, o documento traz a análise de dados secundários – aqueles produzidos pelos órgãos brasileiros que fazem os levantamentos de informações sociais, como o IBGE, e também por órgãos da rede socioassistencial que disponibilizam as informações sobre os atendimentos e cadastros de usuários das políticas públicas sociais.

claudia-velho-5694
Reitor Evaldo Antonio Kuiava (d) entregou ao Frei Jaime Bettega relatório sobre vulnerabilidades sociais em Caxias do Sul. Além de pesquisadores e gestores da UCS, encontro contou com a presença de representantes do Comitê de Responsabilidade Social da CIC e da equipe de transição de administração da Fundação de Assistência Social (FAS).

 

O relatório foi solicitado à UCS pelo Comitê de Responsabilidade Social da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, que possui interface direta com entidades assistenciais do município.

Renda, estrutura familiar e acesso a politicas públicas são exemplos de aspectos que compõem os dados, mapeados no último semestre pelas equipes envolvidas na pesquisa. Com os resultados, será possível nortear as ações do poder público com a identificação prévia das áreas e serviços que mais carecem de investimentos.

Conforme o professor Roberto Birch Gonçalves, pesquisador e diretor do IPES, esse documento pode ser a primeira fase de um estudo mais abrangente e ainda mais efetivo.

O relatório completo foi entregue a representantes da equipe de transição da administração da Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul (FAS). Frei Jaime Bettega, responsável pela coordenação da equipe e também docente da UCS, esteve envolvido na iniciativa desde o seu início e salientou que o trabalho se configura em uma experiência inédita e que, graças ao conteúdo do relatório, o município terá condições de atuar de forma mais eficiente e sistemática sobre a vulnerabilidade social, ao contrário de agir ‘apenas em situações emergenciais’. Segundo o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, a Instituição deve sempre dialogar com a comunidade, e a pesquisa é a ferramenta pela qual é possível desempenhar seu papel social. Kuiava elogiou o ótimo desempenho das equipes envolvidas no projeto, fruto de trabalho intenso.

Nos próximos dias, o relatório sobre vulnerabilidades sociais de Caxias do Sul estará à disposição das entidades sociais do município vinculadas ao Comitê de Responsabilidade Social da CIC.

Foto: Claudia Velho