Acadêmicos participam até 5 de fevereiro do Projeto Rondon em Silvanópolis, Tocantins.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/01/2017 | Editado em 30/01/2017

Atividades educativas e sociais abordam o eixo temático “Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Tecnologia e Produção”.

Última parada, em Palmas, antes de chegar a Silvanópolis.
Mariele Gazzola (ao centro), do curso de Nutrição, na atividade de conclusão de oficina de culinária.

Até o próximo domingo, dia 5 de fevereiro, oito acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Serviço Social, Direito, Nutrição, Ciências Biológicas e Engenharia Civil participam da Operação Tocantins do Projeto Rondon. Eles desenvolvem ações que estimulam o crescimento da comunidade de Silvanópolis, município de Tocantins, localizado a 130 km de Palmas – e a mais de 2.200 km de Caxias do Sul. Desde o dia 20 de janeiro, os estudantes da UCS, acompanhados pela professora Gisele Cemin, do Instituto de Saneamento Ambiental, colocam em ação a proposta que contempla o eixo temático “Meio Ambiente, Comunicação, Trabalho, Tecnologia e Produção”.

O município de Silvanópolis – que conta com um pouco mais de cinco mil habitantes e uma densidade populacional de quatro habitantes por quilômetro quadrado – recebe também, alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que compartilham com os alunos da UCS, essa tarefa de integração social. A Operação Tocantins atende 16 municípios do Estado, envolvendo 320 rondonistas voluntários de 32 instituições de Ensino Superior.

Luísa Nunes de Sousa, do curso de Direito, em oficina de Educação Ambiental.

Atividades educativas e sociais estão sendo realizadas pelos seguintes acadêmicos: Anelise Trindade Ramos – Medicina Veterinária; Débora Nunes Pinto – Enfermagem; Kellen Morandi da Silva – Engenharia Ambiental; Laís Duarte Corrêa – Serviço Social; Luísa Nunes de Sousa – Direito; Mariele Gazzola – Nutrição; Sarah Webber – Ciências Biológicas e Tatiana Brezolin Magrin – Engenharia Civil.

Projeto Rondon

Com o objetivo de integração social, o projeto, promovido pelo Ministério da Defesa, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O projeto foi criado em 1967, extinto em 1989 e reformulado em 2005.

Fotos: equipe de rondonistas da UCS.