Há 50 anos iluminando o futuro.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/02/2017 | Editado em 09/02/2017

Nascida do crescimento econômico regional, UCS passou a indutora do desenvolvimento, formando cerca de 100 mil pessoas ao longo das últimas cinco décadas. Comemorações do cinquentenário se iniciam com missa na Igreja São Pelegrino na noite do dia 10 de fevereiro.

Primeiro reitor, Virvi Ramos assina ata na solenidade de instalação da Universidade, no Cine Teatro Ópera em 15/02/1967, cinco dias após a assinatura do decreto da presidência da República que oficializou a criação da UCS.

Década de 1950. A industrialização brasileira, implantada na Era Vargas (1930-1945), expandia-se no contexto do Pós-Guerra, durante o novo mandato getulista (1951-1954), e seria a base do desenvolvimentismo sobre o qual se centraria o governo de Juscelino Kubitschek, na segunda metade do período (1956-1961).

O aumento de oportunidades de empregos e serviços, a qualificação da produção e a diversificação de atividades econômicas exigiam competências profissionais capazes de fazer frente ao crescimento do país em ritmo exponencial. Já assentada na produção industrial a partir de produtos agrícolas, Caxias do Sul começava a acompanhar o movimento nacional com os empreendimentos em metalurgia. Estava preparado o cenário para que formações em nível superior entregassem ao mercado uma mão de obra capaz de combinar e fazer girar as diversas engrenagens que a nova composição econômica apresentava, atendendo as crescentes e as novas demandas sociais em diferentes áreas por meio do conhecimento.

Em um período de apenas quatro anos, de 1957 a 1960, cinco cursos superiores começam a funcionar na cidade: o de Enfermagem, cuja escola fora iniciada em 1954 pela Sociedade Caritativo-Literária São José; os da Faculdade de Ciências Econômicas e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundadas pela Mitra Diocesana; o da Faculdade de Direito de Caxias do Sul, criada pela Associação Cultural e Científica Nossa Senhora de Fátima; e da Escola Municipal de Belas Artes, instituída pela Prefeitura em 1949 e que em 1960 passou a ser denominada de Ensino Superior.

Em 1966, o prefeito Hermes João Webber, o bispo diocesano Dom Benedito Zorzi e o presidente da Associação Fátima, Virvi Ramos, vislumbraram a maturidade da cidade para ter reunidos os cursos superiores em uma instituição universitária, oficializada em 10 de fevereiro do ano seguinte, por decreto presidencial. A solenidade de instalação ocorreria cinco dias depois, no Cine Teatro Ópera, seguida de coquetel na Catholica Domus, sede da primeira reitoria. Nascida do desenvolvimento, a UCS passou, de imediato, a ser referência para o desenvolvimento.

Em primeiro plano, os fundadores da UCS – o bispo Dom Benedito Zorzi; o prefeito de Caxias do Sul, Hermes João Webber; e o presidente da Associação Cultural e Científica N.Sra. de Fátima, Virvi Ramos -, em pronunciamento após a instalação da Universidade, realizado na Católica Domus, sede da primeira Reitoria.

Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento

Cinquenta anos passaram-se tornando realidade a missão primordial da Universidade, expressada pelos fundadores, de ‘Produzir, sistematizar e socializar o conhecimento com qualidade e relevância para o desenvolvimento sustentável’, até hoje orientadora do cumprimento das ações institucionais. Entre as inúmeras contribuições no período que confirmam isso, a de maior relevância é formação de 100 mil profissionais, a grande maioria de atuação direta no desenvolvimento da região. Além disso, a expansão de sua área de abrangência, hoje alcançando 70 municípios com 1,3 milhão de habitantes, também denota a importância da UCS para a comunidade regional.

Essa história será objeto de celebrações ao longo do ano jubilar. As comemorações foram abertas no Natal em Família UCS 2016, com o lançamento do hino da Universidade, do selo dos 50 anos e da campanha institucional UCS – Há 50 Anos o Conhecimento Ilumina o Futuro. Um calendário diversificado de ações e eventos irá contemplar as diferentes dimensões do universo acadêmico e da comunidade nas festividades do cinquentenário da UCS.

Fotos: Ary Pastori / Acervo IMHC-UCS