Celebração pelos 50 anos da UCS enaltece conquistas e desafios da Instituição.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 10/02/2017 | Editado em 11/02/2017

Com a participação do Bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, missa comemorativa reuniu, na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, na Igreja São Pelegrino, a comunidade de Caxias do Sul e região, para “louvar, agradecer e bendizer a Deus tudo o que foi vivido ao longo desses 50 anos”.

A comunidade acadêmica, autoridades e representantes da sociedade civil participaram, na noite desta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, data em que se comemora o aniversário de 50 anos da Universidade de Caxias do Sul, de celebração “em agradecimento pelas conquistas, desafios, aprendizado e pelo bem realizado”. A Orquestra Sinfônica da UCS e os solistas Cintia de los Santos e Rogério Scarton participaram da cerimônia, iniciada com a execução do Hino da UCS, In Altum Ducit, de autoria de José Clemente Pozenato (letra) e Gilberto Salvagni (música).

Antes do início da celebração religiosa, gestores que estiveram à frente da Instituição em diferentes momentos da sua trajetória levaram ao altar da Igreja de São Pelegrino, cinco elementos simbólicos do compromisso da Universidade com a formação humana. O reitor Evaldo Kuiava apresentou a vela, símbolo da luz e da abertura para o que é novo e transformador; o presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Luiz Bonalume, levou o brasão da FUCS, significando o compromisso permanente com a produção de conhecimento, que faz avançar a sociedade; o ex-reitor Abrelino Vicente Vasata (1974-1987) levou o capelo, simbolizando a progressão acadêmica e homenageando os profissionais formados pela UCS e seus professores; o ex-reitor João Luiz de Morais (1987-1990) levou a bandeira da UCS, simbolizando o compromisso com a disseminação do conhecimento e o agradecimento às comunidades que acolhem unidades da Universidade; e o ex-reitor Isidoro Zorzi (2006-2014) levou o livro, símbolo universal de conhecimento e sabedoria, representando a produção humana na busca de um mundo mais justo e solidário.

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra; vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul, o presidente da CIC-Caxias do Sul, Nelson Sbabo, lideranças do setor empresarial, entre outros representantes da sociedade civil, prestigiaram a celebração.

Ao se dirigir aos presentes, o reitor Evaldo Kuiava agradeceu à comunidade local e regional que “honrou, valorizou e acompanhou a história exitosa da sua universidade que, por sua vez, beneficia a comunidade que a acolhe” e renovou o compromisso da UCS em “manter a sua tradição e, ao mesmo tempo, ser contemporânea e inovadora”.

– Este é o caminho que a UCS quer seguir. E, nessa caminhada, ela continuará atuando para manter uma relação positiva e inspiradora com a sociedade local, regional, nacional e internacional, empregando esforços em busca da constante inovação, da sustentabilidade institucional e, acima de tudo, da excelência acadêmica.

Fotos: Claudia Velho