Professor Edson Dinon Marques é o novo diretor da Área de Conhecimento de Ciências Jurídicas.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/02/2017 | Editado em 15/02/2017

“O cargo de diretor de Área de Conhecimento é uma extensão da Reitoria nas unidades universitárias e um canal de comunicação para que as informações cheguem até aos professores e alunos. Cada diretor é o guardião de uma determinada Área de Conhecimento e suas responsabilidades vão além da gestão, possibilitando-lhe contribuir em diferentes níveis para o desenvolvimento da Instituição”.

Ao dar posse ao professor Edson Dinon Marques, na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro, como diretor da Área de Conhecimento em Ciências Jurídicas, em substituição à diretora do Centro de Ciências  Jurídicas, Fernanda Maria Francischini Schmitz, que permanece na direção do Campus Universitário de Farroupilha, o reitor Evaldo Kuiava aproveitou para destacar o perfil do “diretor de Área do Conhecimento”, cargo que passou a substituir o “diretor de Centro” na atual estrutura universitária, conforme Resolução do Consuni 37-2016 e de resolução do Conselho Diretor da FUCS 03-2016. A cerimônia foi realizada durante a reunião da Reitoria, com a participação de representantes da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Valorização do corpo docente e foco na excelência acadêmica

A professora Fernanda recebeu os agradecimentos da Reitoria por sua atuação na direção do Centro de Ciências Jurídicas. “A sua presença deu equilíbrio à unidade acadêmica”, assim o reitor definiu os dois períodos em que ela esteve à frente do Centro. Por sua vez, Fernanda agradeceu a confiança e apoio que sempre obteve da equipe Reitoria e destacou a sua satisfação por ter participado de um momento muito importante para a Área das Ciências Jurídicas da UCS: a aprovação do Doutorado em Direito, que em suas palavras foi “a concretização de um trabalho de uma equipe inteira por um longo tempo”.

Ao dar posse ao professor Edson, o reitor também destacou o excelente trabalho realizado na coordenação do curso de Direito, função que ele desempenhou nos últimos dois anos. “Atuando em parceria com a Reitoria, o professor Edson mudou a imagem do curso de Direito, valorizando e potencializando as pessoas, investindo nos professores comprometidos com a Instituição. Quando as pessoas se sentem apoiadas motivam-se mais e sentem-se gratificadas. E, por isso, desejam, de alguma forma, retribuir o cuidado que recebem da Instituição”.

O novo diretor da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas agradeceu e lembrou que o momento atual apresenta muitas dificuldades. “A nossa força de proa e popa são os estudantes, sob o comando e a égide (proteção) da alta administração da Universidade. Esperamos que os ventos alísios, que não andam tão alísios atualmente, nos levem a um bom porto. Talvez a minha gestão seja uma gestão de negar, mais do que admitir. Sei que não será uma tarefa tão simples, pois estamos em um período importante, iniciando a construção do Projeto Pedagógico do Curso e nossa meta é não perder de vista a excelência acadêmica. Tendo qualidade, teremos tudo!”

Fotos: Claudia Velho