Câmara homenageia UCS como parceira do desenvolvimento regional.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/02/2017 | Editado em 19/04/2017
Secretária da Mesa Diretora da Câmara, Paula Ioris; prefeito Daniel Guerra; presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier; reitor Evaldo Kuiava; presidente do Conselho Diretor da FUCS, Ambrósio Bonalume; ex-vereador Zoraido Silva, proponente da homenagem; e vereador Flávio Cassina (que se pronunciou em nome da Casa): placa comemorativa registra contribuição da UCS para a região por meio da produção, disseminação e socialização do conhecimento.

Sessão solene comemorativa aos 50 anos da Universidade ocorreu na noite desta terça. Contribuição da instituição para a geração da qualidade de vida da região foi destacada pelos vereadores e pelo prefeito Daniel Guerra

A contribuição da Universidade de Caxias do Sul para a construção da qualidade de vida que destacou Caxias do Sul e região no cenário nacional ao longo das últimas cinco décadas, e a importância da instituição para o desenvolvimento sustentável futuro – sob os aspectos econômico, tecnológico, social, humano e ambiental – constituíram-se na ênfase da homenagem da Câmara de Vereadores aos 50 anos de criação da UCS, em sessão solene realizada na noite desta terça, dia 14, no plenário da Casa Legislativa.

Homenagem da Câmara de Dirigentes Lojistas: presidente Ivonei Pioner entregou placa em nome da entidade.

O evento contou com a entrega de placas comemorativas pela Câmara de Vereadores e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Caxias) e com a apresentação de dois vídeos institucionais da Universidade referenciados no cinquentenário da instituição. O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, os ex-reitores Luiz Antônio Rizzon e Isidoro Zorzi, autoridades municipais e dirigentes de entidades, entre outros, participaram da solenidade.

Influência em todos os setores

Vereador Flávio Cassina (PTB), representando a Casa Legislativa: “A UCS é uma referência no país e tem grande espaço na história da nossa gente, agregando conhecimento e inserindo profissionais capacitados no mercado, por meio de amplas parcerias com os setores privado e público”.

No discurso de abertura, o vereador Flávio Cassina (PTB), falando em nome da Casa Legislativa e do ex-vereador, Zoraido Silva, colega de partido (que, na legislatura passada, foi o proponente da homenagem), destacou o perfil comunitário da UCS e seu crescimento ao longo das décadas, o que assegurou relevância nacional à instituição, sobretudo em pesquisa científica avançada e na promoção de inovação.

“A cidade tem muito a comemorar e agradecer. O crescimento dessa instituição está intimamente ligado ao crescimento da nossa região. A UCS é uma referência no país e tem grande espaço na história da nossa gente, agregando conhecimento e inserindo profissionais capacitados no mercado, por meio de amplas parcerias com os setores privado e público”, pontuou.

Lembrando a própria formação, em Direto, pela instituição, em 1973, Cassina salientou também a contribuição da Universidade no campo político. “A UCS trouxe ao cenário político inúmeros vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários de Estado, governadores, ministros, senadores. Brevemente teremos, quem sabe, um presidente da República saído das cadeiras da UCS”.

Conduzir Para o Alto

Reitor Evaldo Kuiava: “A Universidade de Caxias do Sul é uma instituição comprometida em formar cidadãos e profissionais capazes de enfrentar os desafios da contemporaneidade, que investe na pesquisa e na inovação para cumprir a sua missão institucional e assumir o seu papel de liderança na promoção do desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico”.

Em seguida, o reitor Evaldo Kuiava destacou a importância da UCS pelo o que conseguiu contribuir com a região, “fazendo parte da trajetória de sucesso de pessoas, empresas e comunidades que acreditaram e acreditam no conhecimento como fator de progresso e desenvolvimento social”.

Enfatizando o investimento da UCS tanto na formação humana e cidadã como na qualificação técnica e científica, o reitor observou o compromisso institucional da Universidade de assumir a liderança regional na promoção do desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico, em parceria com o poder público e o setor privado. “A cultura, a política e a economia regional estão impregnadas pelo espírito universitário vivido na UCS”, frisou. Tal postura, prosseguiu, está sintetizada no lema da Universidade – In Altum Ducit, do latim, Conduzir Para o Alto , “que representa o compromisso de conduzir as pessoas a outros patamares por meio do conhecimento”.

Por fim, Kuiava abordou a visão de futuro da UCS, que passa pelo fortalecimento das relações com o poder público, o setor empresarial e entidades representativas especialmente na atuação para ampliar e modernizar a matriz produtiva regional, investindo no progresso social, econômico e humano, por meio da inovação. “A Universidade de Caxias do Sul nasceu da união dos caxienses. É um patrimônio da comunidade surgido para desenvolver a região. Precisamos, juntos, zelar por sua continuidade”.

 

Prefeito Daniel Guerra: “Seguiremos sendo parceiros da UCS na proposta de ajudar a cidade a ser ainda mais humana e a progredir, pensando no bem estar da população e em avanços tecnológicos, inclusivos, culturais, ecológicos, intelectuais e de pesquisa, com vistas a uma maior qualidade de vida para as pessoas”.

Unidade pelo Desenvolvimento

Finalizando os pronunciamentos, o prefeito Daniel Guerra – que também lembrou sua formação em Direito pela instituição –, iniciou destacando a integração, promovida pela Universidade, com a comunidade e os poderes constituídos: “A UCS tornou-se referência porque sabe conjugar esses eixos, estabelecendo um diálogo entre ensino, pesquisa e extensão”.

Observando que a Prefeitura faz parte da UCS desde a sua criação – como fundadora e depois integrando o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, mantenedora da instituição – o prefeito anunciou o interesse de investir na aliança com a UCS como um dos principais alicerces para a promoção do desenvolvimento do município.

“No que depender de nossa gestão, seguiremos sendo parceiros da UCS na proposta de ajudar a cidade a ser ainda mais humana e a progredir, pensando no bem estar da população e em avanços tecnológicos, inclusivos, culturais, ecológicos, intelectuais e de pesquisa, com vistas a uma maior qualidade de vida para as pessoas, que são nosso principal motivo de existir”.

Destaques do pronunciamento do reitor Evaldo Kuiava

“A força de uma Universidade pode ser medida pelos números de pessoas que ela ajudou a formar, pelos conceitos e ideias que ela ajudou a revolucionar, pelas empresas que ela ajudou a implantar e pelos sonhos que ajudou a concretizar. A marca da Universidade de Caxias do sul, impressa na história da sua região, faz parte da trajetória de sucesso de pessoas, empresas e comunidades que acreditaram e acreditam no conhecimento como fator de progresso e desenvolvimento social”.

“A Universidade de Caxias do Sul é uma instituição comprometida em formar cidadãos e profissionais capazes de enfrentar os desafios da contemporaneidade, que investe na pesquisa e na inovação para cumprir a sua missão institucional e assumir o seu papel de liderança na promoção do desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico”.

“Nesses 50 anos, todos nós, comunidade acadêmica e entidades representativas da sociedade, honramos e reafirmamos os valores e os ideais concebidos pelos fundadores da instituição. E essa visão vem se perpetuando até os dias atuais, edificando uma estrutura educacional que, hoje, confere à UCS qualidade de ensino e excelência formativa da sociedade. A cultura, a política e a economia regional estão impregnadas pelo espírito universitário vivido na UCS. Temos profissionais aqui formados que estão atuando com sucesso no mundo todo”.

Vereadores, autoridades municipais, dirigentes de entidades, lideranças comunitárias, professores e funcionários compuseram o público da solenidade.

“Cabe aqui recordarmos um verso de Horácio: Dimidium facti qui coepit habet: sapere aude – Aquele que começou está na metade da obra: ouse saber! Podemos associar esse princípio, retomado pelo Iluminismo e por vezes traduzido como “tenha coragem de usar o seu próprio entendimento”, ao nosso lema universitário: In Altum Ducit” – “Conduzir Para o Alto”, que representa o compromisso de conduzir as pessoas a outros patamares por meio do conhecimento”.

“O conhecimento aqui produzido, ao ser incorporado ao patrimônio da humanidade, beneficia as pessoas e o meio em que elas estão inseridas. O papel da Universidade, portanto, além de produzir, sistematizar o conhecimento e disponibilizá-lo à toda sociedade, configura-se, inclusive, na proposição de alternativas sustentáveis para o mundo globalizado”.

“Compete à UCS ser a guardiã de todos os saberes. Temos a convicção de que o futuro se constrói com o conhecimento integrado de todas as áreas. Viver uma Universidade será sempre um encontro de perguntas e respostas para as grandes e múltiplas questões da vida”.

“A Universidade de Caxias do Sul surgiu para desenvolver Caxias e região. É um patrimônio da comunidade, por isso, precisamos juntos, poderes públicos, setor privado e entidades, apoiar os projetos que visam ao surgimento de empresas inovadoras e a fortalecer as que estão instaladas, promovendo o crescimento da matriz econômica regional”.

Fotos: Claudia Velho