Embaixador da Índia no Brasil visita a Universidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/02/2017 | Editado em 17/02/2017

Embaixador Sunil Kumar Kai e  o chefe de Chancelaria da Embaixada da Índia no Brasil, Kshitij Tyagi, cumprem agenda de visitas no estado.   

Da esquerda para a direita: Fabíola Sartori (assessora de Relacões Interinstitucionais e Internacionais da UCS), Odacir Graciolli (vice-reitor), Evaldo Kuiava (reitor), Sunil Kumar Kai (embaixador da Índia no Brasil) e Kshitij Tyagi (chefe de Chancelaria da Embaixada da Índia no Brasil)

A troca de conhecimentos sobre as sociedades indiana e brasileira e os sistemas de ensino superior dos dois países nortearam a visita dos representantes diplomáticos do governo indiano ao Campus-Sede, na manhã desta sexta-feira, dia 17. O embaixador Sunil Kumar Kai e o chefe de Chancelaria da Embaixada da Índia, Kshitij Tyagi, foram recebidos pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava e pelo vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli. O encontro foi acompanhado pela assessora de Relações Interinstitucionais e Internacionais da UCS, Fabíola Sartori.

A comitiva indiana esteve esta semana na região serrana para participar do Seminário Bilateral de Comércio Exterior Brasil-Índia, promovido pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), realizado em Bento Gonçalves.

Na visita à universidade, além de terem uma visão geral da estrutura física do Campus-Sede, os diplomatas puderam conhecer o portfólio de cursos e programas de ensino e as ações voltadas para a internacionalização da Instituição, sustentadas por 203 acordos bilaterais com instituições de ensino superior em diversos países. O reitor também detalhou o perfil da UCS como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), conforme previsto na Lei Federal 12.881/2013, e abordou as ações de inovação e de empreendedorismo desenvolvidas pelo Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS).  Por sua vez, o embaixador falou das IT Companys (Information Technology), conceito industrial responsável por transformar e modernizar a imagem da economia indiana em âmbito internacional e explicou como funciona o sistema de ensino superior na Índia.

O reitor avaliou positivamente o encontro e o interesse da comitiva indiana em conhecer a Universidade e o embaixador Sunil Kumar Kai ressaltou a importância das relações diplomáticas englobarem também as estruturas de ensino.

Foto: Claudia Velho.