UCS: a transformação da marca ao longo de 50 anos

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/03/2017 | Editado em 06/03/2017

*Conteúdo especial publicado no encarte ‘UCS: 50 anos de uma Universidade Comunitária’, que pode ser acessado aqui

 

 

De 1967, o primeiro logotipo era composto por uma roda dentada que cercava um cacho de uvas e uma folha de parreira, ambos estilizados. Em destaque, a sigla da Instituição. Os elementos tinham por objetivo ressaltar o aspecto econômico local, fundamentado na agricultura e na indústria, como base da construção da Universidade.
Em um espaço retangular, o lema da Universidade, In Altum Ducit (tradução livre do latim: ‘conduz para o alto’).

 

 

 

Passada uma década, a primeira mudança. Estabeleceu-se a estrela ducal de seis pontas chanfradas como centro do brasão, sustentada por um obelisco, indicando ‘o rumo para o alto’, em sintonia com o lema da UCS. As três tochas acesas, ao alto, são o símbolo heráldico tradicional das Universidades. Nesse momento surgiram, pela primeira vez, o azul e o vermelho, que se transformaram nas cores oficiais.

 

 

 

Em 1992, ano do Jubileu de Prata, foi feito concurso para um símbolo que marcasse a data, aproveitando-se elementos do brasão da Universidade. O brasão não foi abandonado; é a marca da Fundação Universidade de Caxias do Sul e estampa  documentos oficiais, como os diplomas dos formados pela Universidade.

 

 

 

 

O selo evoluiu para o logotipo com traços mais modernos e de fácil absorção visual. Foram mantidos, no entanto, elementos essenciais de identificação da Universidade. O logo sofreu, ainda, pequenas alterações para o rejuvenescimento da identidade visual, até atingir o formato atual em 2014.