Presidente do Consuni recebe proposta de atualização do Estatuto e do Regimento da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/03/2017 | Editado em 24/03/2017

Entrega foi feita na manhã desta quinta-feira (23), durante reunião extraordinária do Conselho Universitário ao reitor Evaldo Kuiava.  A intenção é que a nova versão do Estatuto e do Regimento possa ser implementada no ano das comemorações do cinquentenário da Universidade.

A revisão e atualização do Estatuto e do Regimento da Universidade de Caxias do Sul foi uma das principais propostas anunciadas pela atual Reitoria ao assumir a gestão da Universidade em maio de 2014, visto que esses documentos, com poucas alterações posteriores, foram instituídos nos anos de 1970, e em muitos aspectos necessitavam de adequações frente ao cenário externo e interno da educação superior. Durante pouco mais de dois anos, uma Comissão designada pelo reitor Evaldo Kuiava trabalhou para fazer as adequações necessárias e deixar esses documentos em consonância com o conjunto de princípios e diretrizes que regem a Instituição.

Hoje, o reitor Evaldo Kuiava, presidente do Conselho Universitário, recebeu dos professores Roberto Vitório Boniatti  e  Miguel Ângelo Santin, respectivamente o coordenador e o relator da Comissão, a proposta resultante das atividades desenvolvidas pela Comissão, para análise e parecer do Consuni.

Durante os meses de abril e maio, a proposta será analisada pelos membros do Consuni e a versão final será encaminhada para apreciação do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Ao entregar a proposta, a Comissão sugeriu que “a continuidade do processo deve ser realizada por uma comissão permanente, a ser instituída, com o objetivo de manter o Estatuto e o Regimento como ferramentas de gestão. Essa comissão teria as seguintes atribuições: acompanhar o fluxo de aprovação do Estatuto e do regimento nos órgãos competentes;  monitorar a implantação de sugestões e propostas, alterando e/ou complementando, se necessário; identificar demandas de orientação para os novos fluxos; dar sequência ao mapeamento dos processos normatizados nestes documentos; elaborar e/ou atualizar regimentos específicos dos Órgãos Deliberativos de Administração  Superior e dos Órgãos Suplementares; realizar estudos e propor melhorias, mantendo os documentos atualizados”.