UCS celebra 50 anos em evento solene neste sábado.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/03/2017 | Editado em 24/03/2017

Cerca de 700 convidados, incluindo autoridades acadêmicas, parceiros, fornecedores, gestores públicos, lideranças políticas, empresariais, comunitárias e religiosas, entre outros, são esperados. 

Uma grande celebração à história da Universidade de Caxias do Sul vai caracterizar o principal evento comemorativo aos 50 anos da instituição. A solenidade ocorre neste sábado, 25 de março, a partir das 19h, no UCS Teatro, e integra a programação oficial do cinquentenário da UCS, que se estende ao longo do ano.

Cerca de 700 pessoas são esperadas, entre autoridades acadêmicas, ex-reitores e familiares, funcionários, parceiros e fornecedores da Universidade; autoridades federais, estaduais e municipais; prefeitos e secretários da Educação dos 70 municípios de abrangência da UCS; representantes da Mitra Diocesana, da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), de outras entidades, sindicatos e Instituições de Ensino Superior de Caxias e região; de entidades universitárias e de órgãos de regulação e fomento à pesquisa; além de empresas e imprensa. A presença do governador José Ivo Sartori não foi confirmada pelo Palácio Piratini até a tarde desta sexta.

O evento vai contar com diversos momentos voltados a honrar a história das pessoas, da comunidade e da UCS, intercalados com apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coro da Universidade. Serão homenageados os ex-reitores e representantes das instituidoras da UCS – a Mitra Diocesana, a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e a Prefeitura de Caxias do Sul. O encerramento ocorre com exposição de fotos e coquetel no Restaurante Ícaro (Bloco 59).

Ano de comemorações

A solenidade em comemoração aos 50 anos da UCS dá sequência a uma série de atividades celebrativas iniciadas em dezembro passado, no ‘Natal em Família 2016’, quando foi lançado o hino da Universidade e o calendário comemorativo. Em 10 de fevereiro, data de assinatura do decreto presidencial que criou a instituição, houve missa solene na Igreja São Pelegrino.

Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em 14 de fevereiro, e Assembleia Legislativa, no dia 16 do mesmo mês, prestaram as homenagens parlamentares ao cinquentenário da UCS. Em 22 de fevereiro foi distribuída a publicação especial UCS: 50 Anos de uma Universidade Comunitária, e, em 15 de março, houve o lançamento do site alusivo ao cinquentenário  e do ambiente virtual Minha Historia com a UCS. Pela iniciativa, todas as pessoas são convidadas a contar como sua vida, seu trabalho, ou de seus familiares e amigos teve, de qualquer forma, relação com a Universidade de Caxias do Sul.

As atividades comemorativas prosseguem até dezembro, com concertos da Orquestra Sinfônica e mostra fotográfica alusiva aos 50 anos em todas as sete cidades onde a UCS mantém unidades, entre outras ações e eventos, que ocorrerão também no Campus-Sede, em Caxias do Sul.