Programa UCS Sênior coordena o Fórum Gaúcho de IES com Ações Voltadas para o Envelhecimento.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/03/2017 | Editado em 07/08/2017
Representantes do Programa UCS Sênior receberam, da UNILASSALE de Canoas, a coordenação do Fórum.

O Programa UCS Sênior passa a sediar a coordenação do Fórum Gaúcho de Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas para o Envelhecimento, para o biênio 2017- 2018.

O Fórum existe desde 2000 e se constitui num espaço de diálogo, pesquisa e articulação entre 17 Instituições de Ensino Superior, com o objetivo de refletir e avançar frente aos desafios do envelhecimento humano, associado à realidade e aos compromissos educacionais e científicos das instituições que trabalham com a terceira idade.

A UCS participa do Fórum desde a sua criação e, neste ano que completa seu cinquentenário, ficará responsável por diversas ações. O coordenador do Programa UCS Sênior, professor Delcio Antônio Agliardi, explica que esta é a primeira vez que a UCS irá coordenar o trabalho do Fórum. “As reuniões são mensais e acontecem de forma presencial e também por videoconferência”, a exemplo do que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 28 de março, quando o Programa recebeu o material referente ao Fórum pela representante da UNILASALLE, de Canoas.

Como coordenadora do Fórum, a UCS ficará responsável por realizar, no próximo ano, um evento científico, que irá coincidir com o Encontro Estadual de Alunos da Terceira Idade, eventos que reunirão professores, acadêmicos, voluntários, pesquisadores e alunos sênior para a troca de experiências. Também caberá à UCS coordenar uma pesquisa sobre o currículo do ensino superior e o envelhecimento humano.

A transmissão de coordenação do Fórum, ocorrida nesta tarde de terça-feira, contou com a participação presencial e por vídeoconferência de instituições como a Universidade de Santa Cruz do Sul, Unisinos, UNILASALLE, UFRGS, Unipampa e Universidade Federal do Rio Grande, além da presidente do Conselho Estadual do Idoso e a representante gaúcha da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O reitor Evaldo Kuiava acolheu os participantes do encontro, agradecendo a confiança depositada na UCS para presidir o Fórum no biênio 2017-2018. “Assumimos o Fórum, por meio do Programa UCS Sênior, que conta com mais de  mil alunos, para darmos nossa contribuição, cientes que o Fórum é um espaço para a troca de experiências entre cada uma das instituições”.

Foto: Claudia Velho