Concerto da Quinta Sinfônica em homenagem aos 50 anos da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/03/2017 | Editado em 18/04/2017

Espetáculo, na quinta-feira, 6 de abril, fará uma homenagem à música brasileira com a participação da pianista Olinda Allessandrini.

Orquestra Sinfônica, a exemplo da solenidade de comemoração dos 50 anos da UCS, no último dia 25, também irá fazer apresentações em outras atividades comemorativas pelos campi universitários. (Foto: Berenice Stallivieri)

A próxima edição do Programa Quinta Sinfônica irá prestar uma homenagem aos 50 anos da Instituição. O concerto será na quinta-feira, dia 6 de abril, às 20h30min, no UCS Teatro, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt, e a participação da pianista Olinda Allessandrini, egressa do curso de piano pela Escola de Belas  Artes da UCS, sendo a primeira aluna da instituição a receber seu diploma com láurea.

O concerto também será uma homenagem a música brasileira, apresentando obras compostas por dois alemães que adotaram o Brasil como a sua pátria, e outra por um dos mais expressivos compositores brasileiros. O Programa Quinta Sinfônica abre com a estreia mundial de “Abertura Festiva”, de Christoph Küstner, escrita especialmente para celebrar os 50 anos da UCS. Na sequência, com a pianista Olinda Allessandrini, será apresentada a “Rapsódia Nazaretheana”, escrita pelo falecido Maestro Alfred Hülsberg. Nela, Hülsberg, que neste ano completaria 90 anos, selecionou e orquestrou algumas obras originais para piano de Ernesto Nazareth, dentre as quais encontram-se: Odeon, Apanhei-te Cavaquinho, Turbilhão de Beijos e Batuque. Encerrando o concerto, a Orquestra apresentará a “Série Brasileira”, de Alberto Nepomuceno, obra icônica e precursora do nacionalismo musical brasileiro.

Os ingressos estão disponíveis a R$ 10,00 para o público em geral, e R$ 5,00 para idosos e estudantes, na Loja Spaço Omini, na Galeria Universitária e na Livraria do Maneco, no centro.

A Orquestra Sinfônica da UCS tem o patrocínio da Unimed Nordeste e o apoio do Simecs e do LionsEduC.

PROGRAMA
Christoph Küstner: Abertura Festiva – Obra alusiva aos 50 anos da UCS
Alfred Hülsberg: Rapsódia Nazaretheana – Solista: Olinda Allessandrini – Piano
* Odeon
* Apanhei-te Cavaquinho
* Turbilhão de Beijos
* Batuque
Alberto Nepomuceno: Série Brasileira
* Alvorada na Serra
* Intermédio
* A Sesta na Rede
* Batuque

Maestro Manfredo Schmiedt
Com Mestrado em Regência pela Universidade da Geórgia (EUA) e graduação em Regência pela UFRGS, Manfredo Schmiedt participou de cursos de regência na Alemanha, na Holanda, na Argentina, nos Estados Unidos e no Brasil. Em virtude de seu destacado desempenho acadêmico, recebeu duas importantes condecorações nos Estados Unidos: “Pi Kappa Lambda Music Honor Society” e “Director’s Excellence Award”. Foi regente convidado no High School Workshop, promovido pela Universidade da Geórgia. Obteve, em duas oportunidades, o primeiro lugar no Concurso Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Recebeu o Prêmio Açorianos de Música por sua participação como maestro na peça “A História do Soldado”, de Stravinsky. Em sua experiência como regente de coros, destacam-se seus trabalhos com o Coro Sinfônico da OSPA, Coral 25 de Julho (de Porto Alegre) e Coro de Câmara Ars Vocalis. Foi, por dois anos, regente-assistente da Orquestra Sinfônica da Universidade da Geórgia (EUA) e, por quatro anos na OSPA. Além de suas atividades na OSUCS e na OSPA, foi convidado para reger as orquestras: Sinfônica do Sodre (UR), Sinfônica Provincial de Rosário (AR), da Universidade de Cuyo de Mendoza (AR), Filarmônica de Mendoza (AR), Sinfônica da Universidade Nacional de San Juan (AR), Petrobrás Sinfônica (RJ), da USP (SP), Filarmônica de São Caetano do Sul (SP), Sinfônica Municipal de Campinas (SP), Filarmônica do Espírito Santo (ES), Camerata Sesi – Vitória (ES), Sinfônica do Rio Grande do Norte (RN), Orquestra de Câmara da Ulbra (RS), Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro (RS), Orquestra de Câmara SESI-Fundarte (RS), Filarmônica de Belgrado (Sérvia), Sinfônica da Radio y Televisão (Sérvia), Northern Iowa Symphony Orchestra (USA) e Albany Symphony Orchestra (USA). Atualmente é o Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da UCS e regente do Coro Sinfônico da OSPA.

Solista Olinda Allessandrini
Pianista caxiense, é atualmente uma das mais versáteis e conceituadas pianistas brasileiras. De Bach a Piazzolla e Villa-Lobos, de Chopin a Radamés Gnattali e Ernesto Nazareth, seus programas de concerto são cativantes. Recentemente realizou edições do recital performático “Abram Alas para Chiquinha Gonzaga”. Coordenou os espetáculos “Carmina Burana”, “O Carnaval dos Animais” e “Noite Barroca”, no Teatro do SESI, em Porto Alegre. Olinda Allessandrini graduou-se em piano pela Escola de Belas Artes da UCS, tendo obtido seu diploma “cum lauream”. Conquistou a “Medalha de Ouro” pelo Instituto de Artes da UFRGS. Em 2015 lançou seu primeiro DVD, “pamPiano”, com direção do cineasta Caio Amon. Sua discografia abrange CDs dedicados à música de Villa-Lobos, para os quais gravou a série completa das Cirandas, a Bachiana nº 4, o Ciclo Brasileiro e a transcrição pianística dos Cinco Prelúdios para Violão. Também gravou CDs dedicados a Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, “Schubert, Schumann, Liszt”. Várias de suas interpretações foram selecionadas para o áudio-livro “Brasilien ohne Samba” (Brasil sem Samba), coordenado por Krzysztof Wiernicki, editora Onomato, da Alemanha. A pianista também participa como solista no Concerto em lá menor, de Edward Grieg, no primeiro CD da Orquestra Sinfônica da UCS, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Sua constante atividade de pesquisa e de divulgação da música brasileira e latino-americana foram valorizadas em edições do Prêmio “Açorianos” e com a distinção “Líderes e Vencedores”, em 2010, como destaque na área cultural. Realizou tournées pela Alemanha, com recitais em Stuttgart, Colônia, Berlim, Bonn e Hamburgo; na Áustria, com recitais em Viena e em Salzburg; na Itália, em Roma e Savona; nos Estados Unidos, em New York, Washington, Indianápolis, Houston, Miami, Atlanta e, na América do Sul, realizou concertos e palestras em Montevidéu, Buenos Aires e La Paz.

Christoph Küstner
Nascido em Leipzig, na Alemanha, Christoph Küstner foi aluno de Bacharelado e Mestrado em Música Sacra na Escola Superior de Música “Felix Mendelssohn Bartholdy” em Leipzig com o organista da Thomaskirche, professor Ullrich Böhme. Trabalhou em Leipzig e também em Porto Alegre como organista e regente coral. Junto com o Maestro Manfredo Schmiedt, regente do Coral da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Christoph atuou como pianista, organista e assistente coordenando ensaios. Em 2008, Christoph foi convidado para compor e gravar a trilha sonora para o filme “Anna Letenska–Besuch in einem anderen Leben” (Anna Letenska – Visita em outra vida), com lançamento nos cinemas alemães em 2009. Em 2011, foi chamado para compor uma obra para o sesquicentenário do coral do Gewandhaus Leipzig. O concerto foi transmitido pela Rádio Alemã, Deutschlandradio. Em 2014, compôs a peça final para o concerto dos 300 anos do órgão Silbermann em Freiberg, que foi executada por cinco organistas de cinco continentes simultaneamente. Desde junho de 2009, mora em São Luís, no Maranhão, sendo o responsável pelo projeto musical da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís. É professor assistente de piano da Universidade Estadual do Maranhão. Christoph é doutorando na UFRGS, orientado pela professora Dra. Any Raquel Carvalho. Em 2015, interpretou, como solista, o Segundo Concerto de Órgão de Rheinberger, com a Orquestra Sinfônica da UCS.

A Abertura Festiva (2017) para Orquestra Sinfônica foi encomendada pela Orquestra Sinfônica da UCS. Nesta obra, o compositor quer explorar a linguagem rítmica da orquestra. A estrutura harmônica é influenciada por obras de compositores brasileiros do século XX e de composições para trilhas sonoras.