Orquestra Sinfônica homenageia o cinquentenário da UCS com entrega de partituras especiais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 07/04/2017 | Editado em 18/04/2017

Reitor Evaldo Kuiava recebeu, em nome da UCS, a partitura da  “Abertura Festiva” e do Hino da Universidade”.

Maestro Manfredo Schmiedt entrega ao reitor Kuiava as partituras da homenagem aos 50 anos da UCS.

O público fiel que prestigia a boa música apresentada pela Orquestra Sinfônica da UCS pode apreciar, no concerto do Programa Quinta Sinfônica deste mês, uma homenagem especial à UCS pelo seu cinquentenário. O maestro Manfredo Schmiedt entregou ao reitor Evaldo Kuiava duas partituras: a da “Abertura Festiva”, de Christoph Küstner, escrita especialmente para celebrar os 50 anos da Instituição – e que teve sua estreia na noite de quinta-feira, 6 de abril – e do Hino da UCS, com letra do professor José Clemente Pozenato e música de Gilberto Salvagni.

“Como é bom poder comemorar os 50 anos e receber a homenagem de nossa orquestra é especial. Essa orquestra é um orgulho para todos nós, que faz a diferença para nossa comunidade, para a nossa região”, ressaltou o reitor Evaldo Kuiava. Manfredo Schmiedt revelou ao público que a Orquestra Sinfônica queria, de alguma forma, homenagear a Instituição pelos 50 anos. “E o que poderíamos fazer? A ideia foi escrever uma abertura festiva e entregar a partitura à Instituição, para que fique à disposição na Biblioteca. Mas a homenagem também se dá com a entrega auditiva, em primeira mão, a todos vocês, neste concerto”.

Compositor Küstner aprecia apresentação da “Abertura Festiva”.

Na Abertura Festiva (2017), o compositor alemão Christoph Küstner – presente ao concerto – procurou explorar a linguagem rítmica da orquestra. A estrutura harmônica é influenciada por obras de compositores brasileiros do século XX e de composições para trilhas sonoras. Küstner, que desde junho de 2009 mora em São Luís, no Maranhão, sendo o responsável pelo projeto musical da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Luís, é doutorando na UFRGS e interpretou, em 2015, como solista, o Segundo Concerto de Órgão de Rheinberger, com a Orquestra Sinfônica da UCS.

Público prestigia homenagem da Orquestra Sinfônica aos 50 anos da UCS.

Entre os apreciadores do concerto estava um grupo de aproximadamente 200 acadêmicos que participam do projeto “Intervalo para música clássica”, uma iniciativa da Orquestra Sinfônica e do Gabinete do Reitor, que, desde abril de 2016, busca ampliar a formação cultural dos estudantes, incentivando-os a participar dos concerto.

Piano
A homenagem à UCS seguiu com a apresentação da pianista Olinda Allessandrini – egressa do curso de piano pela Escola de Belas Artes da UCS, sendo a primeira aluna da instituição a receber seu diploma com láurea – com “Rapsódia Nazaretheana”, escrita pelo falecido maestro Alfred Hülsberg. Nela, Hülsberg, que neste ano completaria 90 anos, selecionou e orquestrou algumas obras originais para piano de Ernesto Nazareth, dentre as quais encontram-se: Odeon, Apanhei-te Cavaquinho, Turbilhão de Beijos e Batuque. Encerrando o programa, a Orquestra apresentou a “Série Brasileira”, de Alberto Nepomuceno, obra icônica e precursora do nacionalismo musical brasileiro.

Homenagem
A UCS, criada em 10 de fevereiro de 1967, iniciou os festejos dos seus 50 anos com a terceira edição do Natal em Família na UCS, ocorrido em dezembro do ano passado. A apresentação do concerto neste mês de abril, incluída na programação dos 50 anos, integra o projeto Quinta Sinfônica, e foi a primeira de uma série de concertos comemorativos que acontecerão em todos os campi da UCS, ao longo deste ano.

Fotos: Claudia Velho