UCS e CIC Caxias do Sul comemoram parceria exitosa em 50 anos de história.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/04/2017 | Editado em 02/05/2017

 

Celebrar a trajetória de 50 anos da Universidade de Caxias do Sul completados em fevereiro, e, ao mesmo tempo, valorizar a contribuição da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul para o êxito dessa trajetória, nortearam a reunião-almoço da CIC nesta segunda-feira, dia 24 abril.

Em sua palestra, o reitor Evaldo Antonio Kuiava destacou o papel da entidade no auxílio à crise financeira que atingiu a Universidade nos anos 1970, e também na posterior reestruturação administrativa, em 1973.

Naquele período, a CIC contribuiu de forma substancial para a recuperação da Universidade, por meio da destinação de recursos de centenas de empresários locais. Por isso se justifica, como explicou o reitor, a existência de duas cadeiras pertencentes à entidade no Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS).

“A UCS nasceu da pluralidade em busca da unidade. Por meio da união de forças comunitárias, traduzidas nos ideais concebidos pelos fundadores da Instituição, alcançou-se o êxito da empreitada”. O reitor lembrou o reconhecimento legal alcançado pela UCS, enquanto instituição comunitária de ensino superior com a Lei Federal 12.881/2013, que formalizou as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), reconhecendo essa categoria institucional.

O conceito de “universidade comunitária” define organizações de direito privado, constituídas por associações ou fundações, cujo patrimônio pertence à sociedade civil ou ao poder público e seus resultados financeiros devem ser aplicados integralmente nas suas atividades educacionais.


Trajetória

Durante a palestra, o reitor também salientou aspectos que desenharam a trajetória da Instituição, como a criação, em 10 de fevereiro de 1967, e a cerimônia de instalação, em 15 de fevereiro do mesmo ano, realizada no Cine Ópera (saiba mais).

Além de discorrer sobre a unificação das estruturas de ensino superior existentes na cidade à época e o posterior processo de regionalização da Universidade, o reitor também apresentou dados atualizados sobre a estrutura de ensino e pesquisa da Universidade. Em cinco décadas, a UCS formou cerca de 100 mil profissionais. Atualmente, conforme aponta o Ranking Universitário Folha (RUF), mais importante levantamento sobre a ensino superior do país, a UCS ocupa o 2º lugar nacional em Inovação, pela quinta vez, e o 5º lugar em Pesquisa Científica, entre 84 universidades comunitárias e privadas.

O professor Odacir Deonisio Graciolli, vice-reitor e pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, também falou aos presentes sobre o TecnoUCS, Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (PD&I), que tem o compromisso de promover o avanço da cultura da inovação e do empreendedorismo. O acesso à pesquisa produzida pela Universidade pode ocorrer por meio do TecnoUCS, seja através dos serviços tecnológicos, dos projetos de PD&I, da geração de startupsspinoffscoworking, incubação ou instalação de empreendimentos no Parque. Na interação com o TecnoUCS, a empresa pode conhecer técnicos e redes de pesquisadores de todo o mundo, equipamentos e laboratórios de ponta e, ainda, ter acesso a bases de dados da produção científica e tecnológica local, nacional e internacional. Também estão aliados ao ecossistema empreendedor da UCS o Programa de Empreendedorismo, o StartUCS e a Incubadora Tecnológica.

Nelson Sbabo, presidente da CIC, ressaltou a trajetória de êxito da Universidade, bem como o interesse da Instituição em reunir investimentos e trabalhar em prol da inovação. Em sua fala, Sbabo também salientou a participação decisiva da UCS no desenvolvimento econômico e social da Região. O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Antonio Guerra, também presente à reunião-almoço, destacou que, graças a pessoas visionárias que concretizaram o sonho da criação de uma Universidade, a comunidade pode, hoje, contar com as possibilidades de desenvolvimento trazidas pela Instituição. “A UCS está no DNA de Caxias do Sul. Dela podemos usufruir e é nossa obrigação fortalecê-la”, destacou. Participaram do evento, ainda, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Ambrósio Luiz Bonalume, e membros da reitoria da UCS.

Lideranças empresariais, do Poder Executivo e do Poder Legislativo da cidade brindam juntamente com o reitor, Evaldo Kuiava, e com o presidente da FUCS, Ambrósio Bonalume (ambos ao centro). O vinho foi especialmente elaborado pela Vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, para marcar os 50 anos da UCS.

Homenagens

Durante a cerimônia, como forma de homenagear a Instituição pelo cinquentenário, o presidente da CIC-Caxias do Sul, Nelson Sbabo, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Jaime Lorandi, entregaram ao reitor da Universidade placas comemorativas à data.

A Editora da Universidade também participou do evento com a exposição de parte de seus títulos.

Fotos: Claudia Velho.