Acadêmica de Artes Visuais da UCS Sofia Rigotti Fiorio é a vencedora do 9º Prêmio Koralle

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/10/2023 | Editado em 29/02/2024

As colegas Milena Nervo e Juliana Desconsi também tiveram suas obras premiadas. Os trabalhos selecionados serão expostos no Campus 8 da UCS e no Centro de Cultura Ordovás.

Obra de Sofia Rigotti Fiorio intitulada “Não sabe nem fritar um ovo”

A abertura do XVI Salão Campus 8, nessa terça-feira, 17 de outubro, iniciou com a revelação dos trabalhos selecionados e das obras premiadas do 9º Prêmio Koralle, promovido pela Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS. A cerimônia, que ocorreu no hall inferior do Campus 8, premiou com o primeiro lugar a acadêmica de Artes Visuais Sofia Rigotti Fiorio. Colegas de curso de Sofia, Milena Nervo e Juliana Desconsi ficaram com a segunda e terceira colocações, respectivamente. As atividades integram o projeto Mostra UCS Campus 8.

Nesta edição, 13 trabalhos bi e tridimensionais foram escolhidos pela comissão julgadora. Suas temáticas envolvem animação, colagem, desenho, fotografia, instalação, pintura e videoinstalação. As produções selecionadas estão expostas no Campus 8 até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. De 10 de novembro a 10 de dezembro, a mostra estará na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, com visitas às segundas-feiras, das 9h às 16h; de terça a sexta-feira, das 9h às 22h; e aos finais de semana, das 16h às 22h.

Trabalhos Premiados

Sofia Rigotti Fiorio

A série de seis trabalhos produzidos por Sofia Rigotti Fiorio, vencedora do 9º Prêmio Koralle, teve como referência o pintor Jonathas de Andrade, que representa, de forma literal, ditados populares. As pinturas são conectadas pelo elemento ‘ovo’, palavra utilizada no cotidiano, apresentando diversos significados e contextos, produzindo analogias com situações da vida, às ideias de que somos pessoas diferentes e as decisões delicadas tomadas em relação a algo ou alguém.

Em segundo lugar, Milena Nervo apresentou a videoinstalação “12 minutos”, que consiste em parte de um vídeo de formigas se aglomerando em um pirulito. A artista revela que na videoinstalação, os pirulitos, objetos de porcelana e o microscópio que fizeram parte de sua infância evocam o luto, o tempo e as memórias afetivas ligadas à figura paterna. Terceira colocada, a artista Juliana Desconsi apresentou a colagem sobre o papel “0,5%”. Ela relata que durante uma visita a um sebo, deparou-se com um dicionário enciclopédico da década de 1960, em que a figura feminina representava 0,5% em relação à figura masculina retratada. Desse modo, a autora questiona onde está o pertencimento da mulher retratada na história.

Os trabalhos individuais colocados, respectivamente, em 1º, 2º e 3º lugares, foram premiados com uma disciplina de 40 horas da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura em 2024 + 1 Kit Koralle; um curso oferecido pelo Programa de Linguagens da Arte (PLA) em 2024 + 1 Kit Koralle; e 50% de desconto do valor de um curso oferecido pelo PLA, no ano que vem + 1 Kit Koralle.

1º LUGAR
Sofia Rigotti Fiorio – Artes Visuais
Não sabe nem fritar um ovo
Pisando em ovos
Bicha pão com ovo
O que veio antes?
Para fazer uma omelete
O mundo é um ovo

2º LUGAR
Milena Nervo – Artes Visuais
12 minutos

3º LUGAR
Juliana Desconsi – Artes Visuais
0,5%

MENÇÕES HONROSAS

Cláudio da Costa
X.I.P.: a ruína da Dublê

Morgana Oliveira
Cor tem Gênero?!

Estudantes com trabalhos selecionados
Eduardo Guerra Marcon
Elliot C
Leandro Menezes Lopes
Mariana Lunavoltz
Marina Bastos
Marina Witt
Micaela Menon
Tchervinsqui

fotos: Bruno Zulian