Acadêmica de Medicina Veterinária é premiada em Conferência Internacional de Bem-Estar Animal.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/10/2018 | Editado em 09/10/2018

Trabalho da estudante de Medicina Veterinária Sabrina Assmann analisou o impacto da interação homem-animal durante visitações em zoológico, conquistando a terceira colocação em mostra científica da 2ª Conferência Internacional de Bem-Estar Animal.  Outras nove produções de acadêmicas e docentes da UCS foram apresentadas no evento.

Acadêmica premiada, Sabrina Assmann.

A qualidade do ensino do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul afirma-se, também, pelas experiências e conquistas de seus alunos. Essa máxima é ilustrada pela premiação da estudante Sabrina Assmann, do oitavo semestre do curso, na 2ª Mostra Científica Internacional em Bem-Estar Animal. A atividade integrou a programação da 2ª Conferência Internacional de Bem-Estar Animal, que promoveu debate voltado a diferentes espécies na UCEFF em Chapecó, Santa Catarina, entre 27 e 29 de setembro.

Sabrina conquistou a terceira colocação na mostra, entre quase cem trabalhos avaliados, com a apresentação da produção intitulada Opinião das pessoas quanto à interação homem-animal durante as visitações em zoológico. A pesquisa – que teve co-autoria das acadêmicas Nadine Laura Baldo e Thais Simon, junto com as docentes Cátia Barata e Marcele Sousa Vilanova – dedicou-se a compreender o impacto da visitação humana no bem-estar dos animais a partir da percepção de pessoas que já visitaram os zoológicos. A proposta de pesquisa teve origem na disciplina de Bem-Estar Animal, cursada há dois semestres, e foi realizada com a aplicação de um questionário com temas relacionados à concordância sobre a possibilidade de visitação, seu impacto e os tópicos mais importantes ao bem-estar animal.

Objetivos do zoológico
A análise dos resultados obtidos pela acadêmica denota uma controvérsia: “ao mesmo tempo em que as pessoas concordam com a visitação humana aos zoológicos, não têm opinião formada sobre esta relação ser positiva ou negativa. Isso nos mostra que os zoológicos ainda são uma questão de ideia cultural, sem conhecimento em relação a todo o trabalho extra realizado”, que como ela explica, é um trabalho ligado à educação, ao lazer educativo, à pesquisa e à conservação. Dessa forma, a estudante relaciona o benefício de sua produção à disseminação do conhecimento referente aos reais objetivos do zoológico. Em relação ao reconhecimento de sua produção, “é uma satisfação e um sentimento de dever cumprido”, define, creditando a participação e dedicação da professora Marcele Sousa Vilanova no processo e também de suas colegas, que junto com ela representaram a UCS no evento. A experiência encoraja Sabrina a seguir dedicando-se à educação ambiental, área na qual pretende direcionar esforços aos públicos jovens – principalmente às crianças, ensinando sobre o real sentido dos zoológicos e o trabalho que desenvolvem.

Qualidade de vida e relação de convívio
A professora Marcele Sousa Vilanova lembra que, embora antiga, a ciência do bem-estar animal tem sido muito discutida atualmente, em função da preocupação, tanto de profissionais da área quanto de leigos, referente à qualidade de vida dos animais e sua relação e convívio com o homem. “A participação em evento internacional que aborda temas exclusivos a essa ciência é um momento único e de extrema importância para a formação das alunas como médicas veterinárias”, afirma, considerando a conquista do prêmio como um estímulo a mais para o estudo e a pesquisa sobre a relação homem-animal e seus efeitos no bem-estar.

Estudantes de Medicina Veterinária que apresentaram trabalhos na Mostra: Thais, Bruna, Larissa, Sabrina, Alexandra, Camila e Nadine.

Além de Sabrina e Marcele, participaram da Conferência as acadêmicas Alexandra Gozzi, Bruna Spadotto, Camila Piva, Larissa Conte Panozzo, Nadine Laura Baldo e Thais Simon e as professoras Cátia Barata e Michelle Gonçalves. Todos os trabalhos apresentados tiveram como eixo principal o bem-estar dos animais de zoológico e biotério, de foram esenvolvidos para atender a uma demanda por dados nas nestas áreas. Além do premiado, os estudantes e docentes da UCS apresentaram os  seguintes trabalhos:

  • O bem-estar animal e a produção de alimentos na visão do consumidor;
  • Qualidade de carcaças bovinas associadas à prática de bem-estar animal;
  • Etograma de macacos-prego (cebus apella) durante visitação em zoológico;
  • Distância percorrida por vacas de corte, em três alturas de dossel forrageiro;
  • Frequência de busca após a retirada do enriquecimento da gaiola de camundongos machos;
  • Legislação brasileira de bem-estar animal para a espécie suína;
  • Enriquecimento ambiental em recinto de camundongos criados em biotério;
  • Etograma de saguis-de-tufos-pretos (callithrix penicillata) durante visitação no zoológico;
  • Enriquecimento ambiental em recinto de camundongos fêmeas criados em biotério.

Imagens: Divulgação/Curso de Medicina Veterinária