Prêmio Nacional Bornancini de Design destaca projetos de acadêmicos da UCS.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/12/2018 | Editado em 06/12/2018

Acadêmicos da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura conquistaram, recentemente, o Prêmio Nacional Bornancini de Design – uma iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul/Apdesign – em três categorias.

Estudantes premiados: Rafael Baumann, Giovana Tonietto Lima, Sabrina Monaretto, Roberta Tiburi e Patrícia Rihl.

Com o projeto de cenografia para o musical “Os Miseráveis” foi conquistado o segmento Acadêmico na categoria Design de Ambientes – Exposições Temporárias e Cenografia. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos curso de extensão em Cenografia da UCS Giovana Tonietto Lima, Patrícia Rihl, Rejane Pimenta, Rafael Baumann e Sabrina Monaretto, orientados pela professora, arquiteta e cenógrafa Roberta Tiburri. O musical “Os Miseráveis” é fruto de um projeto interdisciplinar da Área de Artes e Arquitetura, denominado Campus 8 em Cena.

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, Roberta Tiburri, juntamente com Rafael Baumann e Daniel Vargas, conquistou o primeiro lugar no segmento Profissional dessa categoria, com o projeto “Cenografia para o Festival Brasileiro de Música de Rua”, realizado em Caxias do Sul.

Cartazes
Já a aluna Gabriela Sottilli Lazzari, do Bacharelado em Design, orientada pela professora Aline Valéria Fagundes da Silva, recebeu Menção Honrosa, no segmento Acadêmico, com o projeto “Cartazes para o projeto Campus 8 em Cena com “Os Miseráveis”. Gabriela explica que o objetivo do projeto visual foi o de trazer o comentário social da obra de Victor Hugo (autor do livro que deu origem ao espetáculo), que já completou 150 anos, para mais próximo do espectador, contextualizando para o Brasil contemporâneo a realidade de luta de direitos para as minorias, mulheres, crianças e reforma prisional. “Para isso, trabalhamos com os conceitos de design de protesto e design da dissidência com o objetivo de buscar um impacto visual com frases de efeito e imagens”.

Egresso
O egresso do curso de Design, Mateus Mobelli Kurmann, foi premiado, na categoria “Design Estratégico e de Serviços”, no segmento Acadêmico com o projeto “Kamona – Design thinking aplicado ao surfe adaptado para pessoas com deficiência”.

Cena de “Os Miseráveis”, apresentado, em setembro, no Campus 8.

Premiação
A premiação foi realizada no dia 26 de novembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Nesta sétima edição foram contempladas as seguintes áreas de conhecimento: Design de Produto, Design Gráfico, Design de Moda, Design Estratégico e de Serviços, Design Digital e Design de Ambientes. Inclui-se a estes, em categoria específica, Design de Embalagem e Projeto Conceitual.

O Prêmio Bornancini de Design é uma iniciativa da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul/Apdesign. Foi instituído em 2006, em homenagem ao profissional gaúcho José Carlos Mário Bornancini, maior referência do Design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers do Brasil. De renome internacional, Bornancini possui algumas de suas criações integradas às exposições permanentes de grandes centros culturais, como o MoMA – Museum of Modern Art de Nova York.