Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo são premiados no concurso Urban21.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/12/2018 | Editado em 03/12/2018

Segunda colocação foi conquistada com o projeto Forqueta – A Memória dos Esquecidos, voltado para a requalificação do Centro Histórico com resgate de identidade e fluidez urbana.

O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul foi destaque no Concurso Universitário de Urbanismo Urban21: entre os cinco finalistas, o grupo de acadêmicos que representava a Universidade conquistou a segunda colocação com o projeto Forqueta – A Memória dos Esquecidos. O concurso da Revista PROJETO premiou os estudantes Bruno Guilherme Fabro, Bruno Gallina, Caroline Garaffa, Gessica Tonin, Guilherme Conte Rodrigues, Guilherme Jaskulski Oliveira, Juliana Tomazi Consenso e Thaise Zattera Marchesini em cerimônia no dia 27 de novembro, em São Paulo.

Projeto Forqueta – A Memória dos Esquecidos.

Com 144 trabalhos que passaram para a fase de avaliação, a atividade mobilizou 845 estudantes e 211 professores-orientadores, de 120 instituições de ensino superior em 23 estados brasileiros. O primeiro lugar ficou com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Acadêmicos junto às professoras que orientaram o projeto. Foto: Alex Alles.

Projeto
Orientado pelas professoras Doris Baldissera e Nicole Rosa, o trabalho desenvolvido pelos estudantes visa requalificar o Centro Histórico de Forqueta, resgatando sua identidade e criando fluidez urbana. A proposta defende que o roteiro turístico Vale Trentino – do qual Forqueta faz parte – apesar de defasado por falta de infraestrutura, pode ser uma tentativa de desenvolvimento econômico para a região. A busca volta-se a esse crescimento de forma sustentável, com proposições que incluem a qualificação das vias para priorizar o bem-estar do pedestre, a inserção de ciclofaixas, implantação de veículo leve sobre trilhos, reciclagem dos usos de edifícios subutilizados, identificação e valorização do patrimônio, implementação de equipamentos estruturadores, como pousadas, restaurantes, entre outros, e requalificação do acesso ao conjunto.

O júri, em seu parecer, afirmou que a produção mostra que é possível buscar sempre o potencial de atuação em pequenas cidades. “A equipe escolheu uma cidade com patrimônio rico, cultura forte e de tradição ferroviária e desenvolveu um desenho urbano simples, na escala do pedestre, com bons resultados. Isso é um incentivo para que as escolas situadas em pequenas e médias cidades façam projetos desse tipo e os apresentem para prefeituras e câmaras de vereadores”.

Discussões relevantes
Os acadêmicos Bruno Guilherme Fabro, Guilherme Jaskulski Oliveira e Thaise Zattera Marchesini contam que o projeto entregue foi bem desenvolvido, respeita e qualifica a região, considerando sua forte identidade característica, que os levou a uma abordagem concisa sobre a recuperação do espírito e memória da localidade. “O trabalho gerou discussões importantes sobre melhorar a vida das pessoas por meio da cidade e do desenho urbano. O fato de ter o nosso trabalho sendo avaliado por pessoas com reconhecimento nacional e internacional valoriza também o curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS. Ele aborda em seu currículo disciplinas de importância no planejamento urbano, valorizando a escala humana, o que se traduz no urbanismo para todos”, afirmam.

Urban21  
Em sua quarta edição, com o tema Urbanismo (é) para Todos, o concurso universitário promovido pela Revista PROJETO com o patrocínio da Alphaville Urbanismo incentiva a prática do desenho urbano, destacando os projetos que propõem soluções para valorizar e disseminar a disciplina para o desenvolvimento sustentável das cidades. Os estudantes mobilizaram-se no aprofundamento de questões de suas regiões e na criação de espaços urbanos com melhor qualidade de vida. É a terceira oportunidade em que o curso da UCS participa – nas anteriores, já havia figurado entre os trinta melhores trabalhos do país.

* Com informações do site da Revista PROJETO.