Acadêmicos recebem materiais para realizar atividades práticas em casa, com suporte virtual dos docentes.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/04/2020 | Editado em 23/04/2020

Iniciativa da área do conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias refere-se às disciplinas  “Projeto Integrador Avançado” e “Redes Industriais”, que reúnem acadêmicos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

Na Central de Atendimento, alguns dos materiais entregues aos estudantes.

Neste cenário de pandemia, as aulas online síncronas ganharam protagonismo na UCS, que segue em movimento garantindo a continuidade dos estudos e promovendo o encontro entre estudantes e professores, cada um de sua casa, no mesmo horário em que se realizariam suas atividades presenciais.

Para apoiar os acadêmicos durante o processo de aprendizagem nas disciplinas práticas de “Projeto Integrador Avançado” e “Redes Industriais”, dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica,  já estão disponíveis, para retirada na Central de Atendimento da UCS, os  kits com equipamentos que possibilitam ao estudante operar em casa na realização de seus projetos, com a orientação e o suporte virtual dos docentes.

Alguns dos kits contêm placas eletrônicas para o desenvolvimento de projeto de hardware, para trabalhar lógica e programação; e outros instrumentos são direcionados às práticas de comunicação dinâmica, para a coleta remota de dados e o uso de redes, explica o professor Ricardo Leal Costi.

O docente é bastante positivo ao descrever a vivência com os estudantes nas aulas online. “Capacitamos no desenvolvimento de projetos de forma remota, mas estamos sempre presentes, acompanhando exatamente o que o aluno está aplicando”, conta, lembrando que na primeira experiência com o uso dos kits, os acadêmicos participavam dos projetos uns dos outros em uma “relação de cooperação e de formação de equipe” que extrapolou, inclusive, o horário previsto para a aula.

Softwares
A área do conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias também trabalha na disponibilização do acesso remoto para estudantes matriculados em disciplinas que usam softwares como MatLab, Pro/II e Aspen, entre outros, bem como de programas para instalação em desktop pessoal, como o pacote Adobe, para acadêmicos e professores.

Foto: Leonardo Roth