Alunos e professores da UCS participam do Projeto Rondon no Paraná
Grupo composto por oito estudantes e dois docentes estará na Operação Pé Vermelho, em janeiro de 2026 
A Universidade de Caxias do Sul estará presente em mais uma edição do Projeto Rondon. Em janeiro de 2026 será realizada a Operação Pé Vermelho no Centro-Norte do Paraná. O grupo da UCS, composto por oito estudantes de graduação e dois professores, permanecerá dois dias no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Apucarana e depois seguirá para a cidade de Rio Branco do Ivaí. A Universidade participa há mais de dez anos do projeto.
O grupo vai realizar atividades de capacitação com servidores, professores e a comunidade sobre temáticas diversas, como edição de áudio e vídeo, gastronomia, educação ambiental, gestão de resíduos, e resiliência e vulnerabilidade climática. O trabalho se encerra no dia 7 de fevereiro.
Participam da comitiva da UCS os seguintes alunos: Ruan Fogaça Feijó (Agronomia); Raiane Guarnieri (Biomedicina); Alice Soares Meira, Gabriel Vicenzi e Sabrina Cadó (Direito); Thailize Fontoura Brandolt da Rocha (Filosofia); Mariane Neumann (Medicina Veterinária); e Rafaely Reggiori (Turismo). Também integram a comitiva os docentes do curso de Direito Aline Maria Trindade Ramos e Carlos Francisco Buttenbender.
O Projeto
Consolidado como a maior atividade de extensão universitária do país, o Projeto Rondon é organizado pelo Ministério da Defesa em parceria com universidades brasileiras e governos estaduais e municipais. A iniciativa leva este nome em homenagem ao Marechal Cândido Rondon e visa à realização de ações de melhoria do bem-estar social da comunidade e capacitação de multiplicadores para o exercício da cidadania.
Foto: Divulgação
Compartilhar