Alunos do CETEC Fundamental confeccionam polvos de crochê para bebês prematuros

Publicado em 15/12/2023 | Editado em 15/12/2023

Estudantes entregaram unidades para a UTI Neonatal do Hospital Geral nesta semana

Cada polvo de crochê, entregue nesta semana ao Hospital Geral, passa por muitas mãos antes dos bebês prematuros colocarem seus dedinhos nos bichinhos que simulam o cordão umbilical da mãe. É que eles foram confeccionados pelos alunos do CETEC Fundamental e entregues, nesta segunda-feira (11), aos recém-nascidos da UTI Neonatal.

Embora os polvos sejam pequenos, o trabalho artesanal envolveu mais de um aluno por item e necessitou de várias aulas. Os alunos que fizeram o crochê são do 8º Ano e cursam a Atividade Prática Orientada (APO) chamada Etnoatividades. Trata-se de um componente curricular que valoriza os trabalhos manuais, resgata características históricas e complementa a formação geral básica. Alunos de outras séries, que participam do clube de Etnoatividades, também foram voluntários na confecção.

As atividades ocorreram no segundo semestre letivo e foram coordenadas pela professora Ketlim Favero Machado, que ministra Etnoatividades, componente curricular criado pelo CETEC Fundamental. Ao todo, foram entregues 18 polvos de crochês. E a intenção é dar continuidade ao projeto no próximo ano tendo em vista que a motivação para fazer os polvos foi o apelo do Hospital Geral para receber mais doações em função do grande número de atendimentos, já que é referência regional para partos de alta complexidade em 49 municípios.

“Além dos polvos permitirem o melhor desenvolvimento dos recém-nascidos, o engajamento dos alunos nesta ação assistencial desenvolve muito mais do que habilidades manuais, dá sentido para os valores humanos que transmitimos dentro da nossa proposta pedagógica”, ressalta a diretora Ana Cristina Possapp Cesa, também idealizadora do projeto das Etnoatividades.

A doação dos polvos de crochê é uma ação do CETEC Solidário, departamento da escola que coordena os projetos sociais que ocorrem o ano todo e envolvem arrecadações de alimentos, roupas e outros materiais. No ato da entrega, os alunos também puderam conhecer a UTI Neonatal do Hospital Geral e conferir os recém-nascidos agarrados nos bichinhos iguais aos que confeccionaram. Os polvos feitos pelos alunos passarão por esterilização e serão repassados para outros bebês.