UCS implantará laboratório de garantia de qualidade para jogos digitais

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/11/2021 | Editado em 29/11/2021

Iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS destinará mais de 400 mil reais para proposta da Universidade. Ambiente, a ser instalado até final do próximo semestre, sediará serviços como testes de funcionalidade, de interface, de compatibilidade, de carga e performance e de localização para games desenvolvidos por empresas do Estado e do país.

A Universidade de Caxias do Sul foi uma das duas contempladas no edital de chamada pública 02/2021, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado (SICT), para a implantação de um laboratório de referência para a realização de testes de garantia de qualidade de jogos eletrônicos. A partir do Programa GameRS, o governo estadual destinará 404 mil reais para o projeto em cada instituição de ensino superior selecionada (UCS e FEEVALE).

No Laboratório de Controle de Qualidade de Jogos Eletrônicos UCSLabQA, com previsão de instalação até o final do próximo semestre, no Bloco 71 do Campus-Sede, vários serviços serão ofertados, agrupados na forma de testes de funcionalidade, de interface, de compatibilidade, de carga e performance e testes de localização.

São objetivos específicos do projeto: prestar serviços de consultoria de garantia de qualidade para empresas de jogos, focando nas áreas técnicas (jogo como sistema computacional) e de design (jogo como experiência); promover melhorias contínuas nos serviços prestados por meio da atividade de pesquisa e desenvolvimento de novos métodos de testagem de jogos, aproximando empresas e universidade; e criar oportunidade de iniciação profissional na área de testagem de jogos para jovens estudantes da área de tecnologia.

Consolidação de Ecossistema Estadual
O professor Marcelo Luís Fardo, coordenador dos cursos de tecnologia em Jogos Digitais e bacharelado em Criação Digital da UCS, e também do projeto submetido ao edital, explica que a Universidade de Caxias do Sul possui o objetivo de inserir a Serra Gaúcha no ecossistema de criação de jogos do Estado, para que possa somar-se aos esforços do País na consolidação de um polo mundial da indústria criativa. O laboratório de garantia de qualidade apresenta-se como próximo passo na consolidação desse objetivo, uma vez que é uma demanda das próprias empresas da região como forma de potencializar a qualidade dos jogos oferecidos pelas empresas do Estado e do país, nos mercados nacional e internacional. “Esses serviços são imprescindíveis para garantir a qualidade de qualquer jogo e seu consequente sucesso comercial”, avalia.

A criação do laboratório consiste, dessa forma, em oportunidade de desenvolver e tornar público o conhecimento de referência na área, através de estudos e publicação de metodologias a serem aplicadas neste tipo de teste; possibilitar que este conhecimento seja aplicado por empresas brasileiras; e disponibilizar este serviço de testes às desenvolvedoras de jogos eletrônicos nacionais neste período de construção do mercado brasileiro de Testes de Garantia de Qualidade de jogos eletrônicos.

Formação na UCS
A UCS conta com cursos de graduação voltados para a formação de profissionais para a Indústria Criativa. Mais especificamente, possui os cursos de Tecnologia em Jogos Digitais e o Bacharelado em Criação Digital. Ambos preveem, durante a formação do egresso, o desenvolvimento de projetos de jogos para diversas plataformas, considerando aspectos de design, usabilidade e qualidade, sendo esses aspectos que permeiam as práticas diárias de sala de aula nos cursos. Os professores dos cursos estarão envolvidos nos serviços prestados no UCSLabQA. Além disso, a experiência da Universidade em projetos semelhantes já realizados também contou para o motivo da escolha da Universidade para sediar o Laboratório.

A qualidade da formação da UCS também é ilustrada a partir de conquistas recentes:
jogo independente de terror “O Incidente no Bloco 71”, desenvolvido pelo estudante Bruno Paese Pressanto como trabalho de conclusão de curso de Tecnologias Digitais (atual curso de Criação Digital), orientado pelo professor Marcelo Fardo, teve alcance mundial e mais de 15 mil downloads. 
três artigos do curso foram aceitos no SBGames 2021, Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital, um deles escolhido como melhor short paper na Trilha de Indústria & Design. 
três equipes da UCS, dos cursos de Jogos Digitais e Criação Digital, foram selecionadas para a próxima etapa da competição Game Jam Plus (em 2°, 5° e 6° lugar). De um total de 12 equipes participantes no Estado, seis passaram para a fase seguinte. 

Foto: Claudia Velho