Arquitetura e Urbanismo: trabalho aprovado para congresso na Espanha destaca paisagens culturais de Santa Tereza

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/08/2020 | Editado em 27/08/2020

Projeto da acadêmica Bruna Molon, hoje no último semestre do curso, propõe valorização do município gaúcho a partir da identificação de características que determinam o espaço como único. Estudo resultou na indicação de pontos estratégicos para planejamento, como áreas de preservação e controle de crescimento.

Um dos mapas elaborados que simbolizam a síntese local, exaltando as sensações que identificam, qualificam e estabelecem forças ao município.

No mês em que é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico e Cultural, uma notícia que evidencia a valorização da memória local para além das fronteiras: a acadêmica do último semestre de Arquitetura e Urbanismo da UCS Bruna Molon teve um trabalho de caracterização visual da paisagem do núcleo urbano do município gaúcho de Santa Tereza aprovado para integrar um congresso internacional. O IX Jornadas Arte y Ciudad será promovido pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, de 21 a 23 de outubro.

Realizado em 2019, durante a disciplina de Estágio, o projeto Paisagem Cultural: Análise Visual da Paisagem de Santa Tereza teve como premissa complementar outros trabalhos já realizados pelo Instituto Memória Histórica Cultural da UCS (IMHC). Como objetivo, o reconhecimento e a valorização das paisagens culturais a partir da identificação de particularidades e características que determinam cada área como única. Conforme a estudante explica, o conceito de paisagem cultural pode ser entendido como um conjunto de formas materiais dispostas em um determinado espaço, como resultado de uma dada cultura que as adaptou, associado a aspectos históricos, estéticos, funcionais e simbólicos.

Sob orientação da professora Pauline Fonini Felin e com supervisão do diretor do IMHC, professor Antony Beux Tessari, Bruna considerou os principais acessos à cidade, edificações de interesse arquitetônico e conexões, além dos espaços abertos com maior valor cênico. “Todos eles apresentam informações e características do lugar, que possibilitam a compreensão, de forma rápida e clara, de sua identidade. Esse estudo permitiu a indicação de diretrizes, ou seja, os pontos estratégicos que mereçam um planejamento diferenciado futuramente, como áreas de preservação e controle de crescimento”.

Centro histórico com campanário ao fundo.

Ela destaca a contribuição da produção para além da formação acadêmica, lembrando que não conhecia o município pessoalmente e, para uma melhor apropriação do tema, todas as etapas da disciplina permitiram a vivência in loco, como observadora e exploradora. “A participação permitiu relatar a incrível experiência de estudar uma cidade de colonização italiana sob a ótica da percepção visual, dada a riqueza das múltiplas paisagens que Santa Tereza pode oferecer”.

Neste ano, o tema das Jornadas Arte y Ciudad, que reúnem participantes do mundo inteiro é a Cidade nas suas Diversas Perspectivas, com linhas temáticas que abrangem aspectos como arte, cultura, patrimônio e paisagem urbana histórica. Conectado à abordagem, o artigo da estudante apresenta a cidade de Santa Tereza como um lugar que abriga a diversidade, onde as paisagens naturais são protagonistas no sítio histórico urbano.

Imagens: Bruna Molon e Pauline Fonini Felin