Artigos de docente sobre Teoria da Argumentação na Língua estão no site Semanticar.hypotheses.org

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/04/2019 | Editado em 28/07/2023

A professora Tania Maris de Azevedo, docente dos programas de pós-graduação em Educação e em Letras tem seus artigos relacionados às pesquisas sobre a Teoria da Argumentação na Língua (ou Semântica Argumentativa) hospedados no site semanticar.hypotheses.org, criado por Marion Carel, pesquisadora francesa da École des Hautes Études en Sciences Sociales e uma das elaboradoras dessa Teoria. A proposta do site é reunir, divulgar e facilitar o acesso às pesquisas que estão sendo realizadas em diversas partes do mundo com base na Teoria da Argumentação na Língua (TAL).

A iniciativa colabora para o processo de internacionalização da UCS e de seus programas de pós-graduação. “Para mim, que pesquiso há muito por esse viés teórico, é, antes de tudo, um importante reconhecimento, pois todos os meus artigos que têm a TAL como base estão hospedados nesse site, garantindo maior visibilidade não só para mim, mas também para os integrantes do grupo de pesquisa – Linguagem, semântica e educação – que coordeno e cuja investigação atual – Transposição didática da Teoria dos Blocos Semânticos para o ensino da compreensão leitora na Educação Básica – tem financiamento do CNPq”.  A professora Tania Maris explica que seu grupo de pesquisa, além de pesquisadores e bolsistas ligados à Universidade de Caxias do Sul, tem a participação da professora Dra. María Marta García Negroni, da Universidade de Buenos Aires, doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, que foi orientada por Oswald Ducrot, um dos criadores da Teoria da Argumentação na Língua.

“No momento, a professora Negroni em parceria conosco está organizando um dossiê da Revista Antares para ser publicado no segundo semestre deste ano. Esse dossiê terá textos de Marion Carel, Alfredo Lescano e da própria María Marta, cujas publicações também integram o semanticar.hypotheses.org”. Nesse espaço também estão publicados os textos do próprio fundador da TAL, Oswald Ducrot, e da professora Dra. Leci Borges Barbisan (PUCRS), principal estudiosa da TAL no Brasil e que também integra o grupo de pesquisa liderado pela professora Tania Maris de Azevedo.