Artista visual Matheus da Rocha Montanari apresenta exposição no Centro de Cultura Ordovás

Publicado em 10/03/2022 | Editado em 10/03/2022

Egresso do CETEC do ano de 2013, Matheus também realizará atividades presenciais durante a exposição, que vai de 11 de março a 10 de abril.

A partir desta sexta (11/03), a Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho recebe a exposição “Paisagens algorítmicas: ecologias de um mundo em ruínas”, do artista visual Matheus da Rocha Montanari. Egresso do CETEC do ano de 2013, Matheus é pesquisador das relações entre arte e tecnologia.

Bacharel em Tecnologias Digitais pela Universidade de Caxias do Sul e mestre em artes visuais pela Universidade de São Paulo, o artista é também membro do grupo de pesquisa Poéticas Digitais. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado na Universidade de São Paulo e no Laboratório de Antropologia Multimídia da University College London. O projeto “Paisagens Algorítmicas” faz parte da sua investigação de mestrado e foi exibido na galeria.art no ars eletronica, na Áustria; no seminário “Emergências”, em São Paulo; e premiado pelo 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea.

Além da exposição, Montanari também conduzirá, no dia 17, atividade digital para estudantes do final do ensino fundamental e ensino médio de instituições cadastradas no Programa Educativo Unidade de Artes Visuais, vinculado à Secretaria de Cultura de Caxias do Sul. O encontro tratará das relações entre arte, ciência e tecnologia. Interessados em participar do encontro digital devem se inscrever até o dia 16 de março.

O público em geral poderá participar de uma visita guiada pela exposiç ão nesta sexta, dia da abertura, às 18h30. No encontro presencial, que terá vagas limitadas, o artista apresentará questões conceituais e técnicas dos trabalhos, ressaltando as relações entre arte, ciência e tecnologia. Para participar, é necessário se inscrever até às 16h de quinta (10/03). As inscrições são gratuitas para ambas as iniciativas.

O funcionamento da galeria é de segunda, das 9h às 16h; de terça a sexta, das 9h às 22h; e nos finais de semana, das 16h às 22h. Ainda a mostra poderá ser conferida também na plataforma da Unidade de Artes Visuais, a UAV DIGITAL no link sites.google.com/view/uavdigital. A intervenção vai até o dia 10 de abril.