Aula inaugural de Moda da UCS celebra parceria com o Sou de Algodão

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/03/2024 | Editado em 18/03/2024
Premiado estilista João Pimenta estará no Campus 8 dia 21 de março

Evento ocorre na próxima quinta-feira, no Campus 8, com a presença da gestora de relações institucionais do movimento, Manami Kawaguchi, e com o estilista João Pimenta

Na próxima quinta-feira, 21 de março, às 20h, o movimento Sou de Algodão realizará uma aula magna para os estudantes do curso de moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Campus 8. Liderado por Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento, e com participação do estilista parceiro João Pimenta, um dos principais nomes do São Paulo Fashion Week (SPFW), o evento abordará o trabalho desenvolvido pela iniciativa e seu relacionamento e ações com marcas parceiras. Além disso, os palestrantes vão destacar os benefícios de promover uma moda mais consciente e responsável, que traz como matéria-prima central o algodão brasileiro, ressaltando como a fibra é importante para o futuro do mercado profissional.

A presença do estilista João Pimenta na aula magna se dá pelo fato de ser um entusiasta no uso de algodão nas coleções que desenvolve, principalmente no segmento masculino. Em 2018, para promover o início da parceria com o movimento da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Pimenta desfilou sua segunda coleção feminina no SPFW, 100% confeccionada com a matéria-prima.

Manami Kawaguchi

O professor Renan Isoton, coordenador do curso Moda da UCS, comenta que há uma tradição em desenvolver a identidade dos alunos, enquanto criadores e profissionais de moda, através do estudo da contemporaneidade desse universo. A UCS foi a primeira Instituição de Ensino Superior do Sul do país a realizar a parceria com o Sou de Algodão.

Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa, diz que é necessário falar sobre o algodão já no processo de educação dos novos profissionais da moda. “O impacto da fibra vai além da sua versatilidade nas passarelas e da aplicação em coleções vendidas ao consumidor. É uma matéria-prima que movimenta o mercado, gera empregos e oportunidade de negócios para empreendedores de diversos tamanhos, e tem o poder de transformar o consumo de roupas em um hábito mais responsável social e economicamente”, finaliza.

Sobre Sou de Algodão

É um movimento único no Brasil que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42% de toda a produção mundial de algodão sustentável.

Fotos: Divulgação