Biometano é tema central do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Evento realizado em parceria com a UCS ocorre de 14 a 16 de abril, em Foz do Iguaçu
O tema “Biometano: bem feito, suficiente, bem distribuído” vai centralizar os debates do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) entre 14 e 16 de abril. Políticas públicas, mercado de certificados e da mobilidade com o uso do biometano, investimentos na cadeia produtiva e a relação com o gás natural, assim como desafios setoriais e novas oportunidades – a partir da Lei do Combustível do Futuro (14.993/2024), considerada o marco legal do biometano no Brasil – compõem os painéis temáticos. A Universidade de Caxias do Sul é uma das realizadoras do evento, em parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves. A Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA) é a organizadora do Fórum.
O marco legal deve intensificar a participação deste biocombustível na matriz de energia do Brasil, condicionando a um avanço no potencial de mercado. Porém, também refletirá em alguns desafios, entre eles a qualidade empregada na produção e a necessidade de ampliação do volume gerado e das redes de distribuição. O biometano tem sido usado em frotas de caminhões e processos industriais, em substituição aos combustíveis fósseis, como parte do processo de descarbonização, e registrou um salto de volume de 58% em 2024 no comparativo a 2023, segundo o Panorama do Biogás no Brasil de 2024 (uma publicação do CIBiogás). O número de plantas desse biocombustível em processo de autorização na Agência Nacional do Petróleo também aumentou em relação ao levantamento anterior. “Temos muito a crescer se soubermos aproveitar essa oportunidade”, antecipa Felipe Souza Marques, coordenador geral do Fórum.

A cada edição, o evento consolida conhecimentos em torno do biogás no Brasil, maior país em energia renovável no mundo, que soma 1.633 usinas
responsáveis pela produção anual de 4,7 bilhões de metros cúbicos deste biocombustível. “O debate focado no biometano, derivado do biogás, é de extrema importância. Investir na sua atividade produtiva representa a geração de energia 100% renovável, usada como combustível de alto desempenho, um avanço em sustentabilidade, economia e segurança social”, reflete Suelen Paesi, pesquisadora do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul, que atuou como coordenadora do Fórum em 2025.
Programação e inscrições
Os participantes do 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano poderão conhecer, na prática, o funcionamento de unidades geradoras de biogás e biometano, por meio de visitas técnicas. Cinco opções de roteiros de visitas a plantas produtoras incluem experiências sobre o aproveitamento de diferentes tipos de resíduos para obtenção de biogás. A programação também contempla plenárias temáticas com a participação de especialistas considerados referências na área, o Espaço de Negócios, a presença de startups e a premiação “Melhores do Biogás Brasil”, entre outras agendas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas acessando o link 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.
SERVIÇO
O quê: 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: 14 a 16 de abril
Onde: Foz do Iguaçu (PR)
Saiba mais: site do evento
Foto: Kiko Sierich/Divulgação CIBiogás
Compartilhar