Campus 8 recebe exposição dos TCCs do curso de bacharelado em Artes Visuais

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/11/2023 | Editado em 30/11/2023

Mostra ocorre de 4 a 8 de dezembro, é gratuita e aberta à comunidade. As bancas de defesas ocorrem paralelamente, a partir do dia 5

De 4 a 8 de dezembro, a Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul recebe a exposição resultante das pesquisas desenvolvidas durante os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos acadêmicos do bacharelado em Artes Visuais. O público poderá conferir as produções de oito estudantes feitas sob a orientação das professoras Cláudia Zamboni de Almeida, Glaucis de Morais Almeida, Mara Galvani e Sinara Maria Boone. A exposição tem visitação aberta à comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, com entrada gratuita.
De 5 a 8 de dezembro também ocorrem as bancas dos TCCs dos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais.

Saiba mais sobre as pesquisas e as obras expostas

 

Título: O corpo urbano retomado
Aluna: Camila Maria dos Santos
Orientadora: Cláudia Zamboni de Almeida

A obra remete à força da natureza ao retomar espaços urbanos degradados e abandonados por humanos. O espaço urbano abandonado é representado por partes do corpo humano sendo (re)ocupado por plantas. A escultura é estruturada em argamassa, argila, arames, pedaços de tijolos e azulejos. Além disso, pequenos torsos de argamassa representam as construções urbanas. Musgos, plantas e elementos orgânicos são organizados de maneira a simbolizar o avanço da natureza sobre o que restou da presença humana.

 

Título: Videoperformance “ritual”: a imagem das bruxas na arte
Aluna: Camila Rachele Favretto
Orientadora: Sinara Maria Boone

A obra apresenta uma provocação a partir da transgressão dos papéis sociais. Três mulheres são representadas ao redor de uma mesa para realizar um ritual, onde há a subjetividade do cuidado mútuo, da experimentação sensorial diante de um caldeirão. A intenção é reinterpretar a imagem da bruxa, mesclando elementos clássicos já conhecidos com características da bruxaria contemporânea, promovendo uma ressignificação da figura mítica e sua representação artística.

 

Título: Da enxada ao pincel: retratos de três gerações do feminino
Aluna: Letícia Zanotto Bortolozzo
Orientadora: Mara Galvani

A série autobiográfica é composta por três pinturas em acrílico sobre tela, em tamanhos proporcionais às figuras humanas representadas. Na busca por responder como é possível preservar a memória individual e coletiva de uma determinada cultura e, ao mesmo tempo, romper com as tradições do passado ligadas aos fazeres femininos e suas relações com a terra, três mulheres de três gerações da família Zanotto são retratadas em seus ofícios. Enquanto os retratos da avó e da mãe da autora remetem ao plantio e à colheita, o autorretrato remete à pintura. Cada uma é evidenciada em seu ofício sobre fundo branco: a avó capina com uma enxada, a mãe colhe uma maçã e a neta pinta uma tela inacabada.

 

 

Título: O sombrio na xilogravura: um diálogo com o expressionismo de Goeldi
Aluna: Márcio Rogério Silveira da Silveira
Orientadora: Mara Galvani

A série apresenta uma produção xilográfica autoral. Ao tecer um breve percurso pelo expressionismo alemão e sua influência na gravura brasileira, o trabalho tem como principal referência a obra de Oswaldo Goeldi. Desse modo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, do estudo da xilogravura no contexto da arte, considerando o envolvimento de artistas brasileiros com a técnica, influenciados pelo expressionismo, o autor aprofunda sua investigação na obra xilográfica de Goeldi e estabelece relações com sua produção artística, culminando na série composta por xilogravuras.

 

Título: A coleção como memória: o relógio na obra do artista e o tempo na arte
Aluna: Micaela Zanotto Menon
Orientadora: Mara Galvani

Composto por objetos do acervo da artista, especialmente relógios, gavetas, prateleiras e pinturas que remetem ao tempo fugidiço e a tentativa de retê-lo. Ao invés de páginas para serem folheadas, o livro-objeto provoca o público para experimentar as chaves, abri-lo, apreciá-lo, procurar em suas gavetas e encontrar um pequeno livro – uma espécie de diário visual da artista. O tempo na arte é um convite para pausa com o objetivo de instigar o público a refletir acerca de seu tempo, mediado pelo relógio, e percorrê-lo, demoradamente, pensando acerca de um outro tempo da arte, que guarda a história e torna-se objeto de memória.

 

Título: Imersão artística entre linhas e memórias
Aluna: Morgana Capeletti
Orientadora: Sinara Maria Boone

A instalação se constitui a partir de elementos artesanais produzidos por mulheres da família da autora com outro propósito e, neste trabalho, submetidas a um processo de ressignificação. Além disso, a instalação incorpora objetos pessoais resgatados, entrelaçando-os com lembranças afetivas que permeiam as vivências dessas mulheres e suas tramas. O conjunto da obra integra diferentes linguagens artísticas, tais como: monotipia, relevo seco, crochê e intervenções fotográficas, conferindo camadas de significado e relevando informações sobre o processo de construção da obra como um todo.

 

Título: Diários, cartas e poemas: indo além da imagem
Aluna: Rafaela Cardoso
Orientadora: Sinara Maria Boone

O trabalho apresenta a convergência de escritas artísticas da autora com a de artistas referenciados em sua pesquisa, tais como Vincent Van Gogh, Edvard Munch e Frida Kahlo. Essa interseção é capturada em um diário que abriga escritas, desenhos e poemas pessoais, os quais foram, posteriormente, transpostos para três telas inspiradas nos poemas originais da autora: As migalhas da morte; Deixe quebrar; e Na maré do ser.

 

Título: Imagens imprecisas: percursos entre memória e fotografia
Aluna: Vitória Catarina Marques Abreu
Orientadora: Glaucis de Morais Almeida

Fundamentado teoricamente nos conceitos de temporalidade, memória e apropriação, o trabalho se baseia em teóricos e pensadores contemporâneos como Bergson, Annateresa Fabbris e Boris Kossoy. Além disso, o estudo incorpora análises de obras de artistas como Rosângela Rennós, Elida Tessler e Nettie Edward, culminando na produção artística de reinterpretar as fotografias familiares desfocadas por meio da antotipia, destacando a impermanência e nuances semelhantes aos aspectos nebulosos da memória.

 

Serviço
O quê: exposição de TCCs do curso de bacharelado em Artes Visuais
Quando: de 4 a 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30
Onde: Galeria de Arte do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita