CAPES autoriza a instalação do Doutorado Profissional em História.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 02/06/2020 | Editado em 28/07/2023

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade e Caxias do Sul começa a implantar o doutorado (profissional) com ênfase na área de História e desdobramentos em Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História, a partir deste mês.

A comissão de área da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Educação Superior (CAPES) autorizou a instalação do novo curso na última reunião do colegiado científico, dia 21 de maio. Atualmente, são três cursos de doutorado profissional em História aprovados no Brasil. O Doutorado Profissional em História é o primeiro na modalidade a ser implementado na UCS e o primeiro a ser oferecido na região sul do país. Com a aprovação de mais este curso de Doutorado, a UCS passa a oferecer à comunidade 11 doutorados em seus programas de pós-graduação stricto sensu.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UCS, professora Eliana Rela, a aprovação do novo curso de doutorado da UCS confirma a importância dos estudos superiores no campo da História, bem como vem atender à demanda de qualificação profissional de nível superior. O projeto do doutorado (profissional) com concentração na área de História e desdobramentos em Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História, começou a ser desenvolvido há um ano, tendo como referências as experiências de sucesso desenvolvidas no curso de mestrado, cujo amadurecimento possibilitou a proposição do doutorado. “É um projeto construído por várias mãos, que privilegia a resolução de questões cotidianas do historiador que se ocupa da preservação do patrimônio cultural, do professor em sala de aula e também de profissionais de outras áreas que encontram na História o suporte para desenvolver seus projetos que qualificam a vida” explica a coordenadora.

Na foto, de 6 de junho de 2019, no encerramento da Banca de Qualificação da mestranda Elisiane Soares (segunda, da direita para a esquerda), a professora Eliana Rela, coordenadora do Programa e orientadora de Elisiane, e as professoras Cristiane Bereta, avaliadora externa e coordenadora adjunta da Área de História para a modalidade Profissional, e a professora Terciane Ângela Luchese, docente do Programa.

Doutorado Profissional em História

Linhas de Pesquisa: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Ensino de História  | Linguagens e Cultura no Ensino de História | Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História.
Créditos: 45  |  Tempo médio para titulação: 48 meses.
Internacionalização: Acordo de Cooperação Didática, Científica e Cultural com a Scuola Universitária Proffessionalle Della Svizzera Italiana (SUPSI)
Acervos para pesquisa: Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS).
Revista: Métis História & Cultura.

 

O Doutorado Profissional propõe a intervenção aplicada para questões socioculturais imediatas e assim atender as demandas locais e regionais. A partir da aprovação do projeto, a Universidade de Caxias do Sul aguarda autorização do Conselho Nacional de Educação para instalação do curso, projetando a abertura de inscrições ao processo seletivo para o segundo semestre de 2020, com a primeira turma dando início em março de 2021.