CETEC promove no mês de abril a primeira edição do Meeple Con

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/03/2024 | Editado em 21/03/2024

Encontro dedicado aos jogos de tabuleiro será realizado no dia 13, no Bloco C do Campus-Sede da UCS, das 14h às 18h

O CETEC, escola de Ensino Fundamental, Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), vai abrir as portas dia 13 de abril para a primeira edição do Meeple Con. Um meeple é uma peça usada em jogos de tabuleiro para representar um jogador e o nome do encontro revela que ele é dedicado aos fãs e interessados em conhecer os Board Games. A programação ocorre das 14h às 18h e oferece o acervo da escola com mais de 80 opções de jogos das mais variadas modalidades e níveis.

A intenção de promover o Meeple Con é ampliar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo CETEC, desde 2018, para a comunidade regional. A escola inaugurou a Ludoteca com os Board Games naquele ano e atualmente ela é oferecida como uma atividade complementar que ocorre às sextas-feiras, das 13h30min às 17h, para os alunos do Ensino Médio. Com a criação do evento aos sábados, a intenção é estender os benefícios da prática de jogos de tabuleiro para o público externo. 

Um dos objetivos desta prática analógica é deixar de lado o celular para se conectar com o raciocínio lógico e o convívio social. Ou seja, muito mais do que uma diversão off line, os board games reforçam o aprendizado.

“Na própria escolha do nome do evento está traduzida a intenção de incentivar a prática de jogos de tabuleiro. Meeple vem da junção das palavras “My” e “People” em inglês, criando o neologismo que poderia ser traduzido para o português como “minhas pessoas”. Desta forma, meeple indica as peças típicas em formato de “bonequinhos”, mas também serve para o caráter que buscamos ao promover um encontro de pessoais reais”, destaca o professor Gustavo Siqueira, que coordena a Ludodeca juntamente com os professores Lucas Fogaça e Lucas Furstenau de Oliveira.

Os alunos do CETEC já iniciados nos Board Games também estarão do Meeple Con auxiliando os participantes nas explicações das regras dos jogos. O evento também convida para que os jogadores tragam os seus próprios games de tabuleiro para difundir o conhecimento.

Entre os mais populares, que não devem faltar na primeira edição do evento, estará o Dixty, famoso por suas cartas do jogo que são obras de arte surrealista. Ele é considerado um dos jogos de entrada, pois se enquadra na categoria dos party games, jogos coletivos que tendem a ser mais festivos. Outro clássico entre os board games táticos e estratégicos é o Carcassonne, jogo de colocação de peças modulares, onde cada ladrilho representa um pedaço do sul da França. Destaque também para o Terraforming Mars, desta mesma categoria, mas com toda complexidade de um jogo de temática espacial para conquistar o planeta vermelho. E está confirmado ainda o Santorini, com uma metodologia que lembra um jogo de xadrez e temática dos deuses da mitologia grega.

Para participar do Meeple Con é preciso ter mais de 10 anos de idade. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/3IMp9dj

Fotos: CETEC/Divulgação