CETEC realiza Ciclo de Palestras sobre Mitologia para concepção das peças do CETEC Festival 2021
O evento contará com diversos palestrantes que abordarão a influência dos mitos na cultura contemporânea.
Nos próximos dias 03 e 04 de agosto, o CETEC UCS, Escola de Ensino Médio e Técnico da Fundação Universidade de Caxias do Sul, promoverá um ciclo de palestras formativo para alunos e professores, visando a construção das peças teatrais do CETEC Festival de 2021. O tema desta edição é baseado na mitologia e levará aos palcos as mais diferentes abordagens mitológicas, desde os povos antigos até a modernidade.
Previsto para acontecer de 4 a 8 de outubro, no UCS Teatro, o festival cultural e estudantil mais tradicional do Rio Grande do Sul pretende trazer para discussão leituras, informações e as relações da mitologia com as pessoas. No entendimento da coordenadora artística do CETEC Festival, Professora Liliane Maria Viero Costa, a mitologia não é algo que ficou no passado, e sim um importante ferramenta de compreensão do presente e prospecção do futuro: “Como seres simbólicos, trazemos uma carga de saberes e conhecimentos que muitas vezes não estimulamos. O tema do CETEC Festival 2021 vem ao encontro desse estímulo para que, por meio de suas investigações, os alunos acessem as diferentes mitologias e as contatem com saberes históricos, antropológicos, sociais, culturais, psicológicos, linguísticos e filosóficos para que possam, enfim, contribuir para que sejamos capazes de nos entender e perceber como seres humanos e sociedade”, aponta a docente.
Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, enxerga o Festival como uma grande vitrine para o talento dos estudantes. Segundo ela, o CETEC Festival vai além de um evento no calendário escolar, pois se tornou um acontecimento marcante na trajetória individual e coletiva dos estudantes e ex-estudantes da escola: “São mais de 26 anos de CETEC Festival, nos quais pudemos compartilhar algumas centenas de histórias criadas com a criatividade e com a personalidade dos nossos alunos. O Festival, além disso, oportuniza aos jovens que eles possam expressar sua visão em um mundo moderno e contemporâneo”, aponta Ana.
Por ser um tema complexo e de diferentes entendimentos e interpretações, o Ciclo de Palestras busca aproximar os estudantes da temática, facilitando o processo de escrita dos textos e roteiros das peças desta edição do Festival.
O evento é fechado somente para alunos, professores e convidados da escola. Confira a programação:
Ciclo de Palestras CETEC Festival 2021
- 03/08 – 8h: Influência dos mitos na cultura contemporânea, com João Pedro Roriz.
Sobre o palestrante: João Pedro Roriz nasceu em Niterói – RJ, em 11/07/1982. Tem 39 anos. Hoje divide residência entre Rio de Janeiro e Porto Alegre. Como ator, profissão que exerceu na adolescência e na juventude (entre 1997 e 2005), atuou em produções de teatro e de televisão. Formou-se em Comunicação Social (bacharel em Jornalismo), História e Filosofia (Licenciatura) e Psicanálise clínica. É pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e em Docência do Curso Superior. É escritor, autor de 37 livros (grande parte do acervo direcionado ao público adolescente) e peças de teatro.
- 03/08 – 10h15min: Contação de histórias: dos mitos aos roteiros, com Lucas Fürstenau de Oliveira.
Sobre o palestrante: Lucas é mestre e jogador de RPG desde 1992. Toca contrabaixo desde 2001 e pratica esgrima tradicional japonesa (Kendô) desde 2004. Lucas é graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Neurociências. Nas horas vagas, é professor de Neurociências e membro do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais na UCS, onde leciona desde 2008.
- 03/08 – 13h30min: A importância da mitologia para a psicologia analítica, com Gisela Cardoso.
Sobre a palestrante: Gisela Cardoso. Natural de Caxias do Sul (RS), é psicóloga clínica e analista junguiana didata do IJRS/AJB/IAAP. É também especialista em Arteterapia e em Teoria e Prática Junguiana. Possui mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade. Escreveu “Os bastidores arquetípicos da Ópera do malandro”, publicado em 2018 pela editora Vírtua, de Caxias do Sul. É docente na UCS, na Pós-graduação em Arteterapia: Processos simbólicos; e fundadora do Giramundo: dançaterapia e outros movimentos, em Caxias do Sul.
- 03/08 – 15h15min: Conhecendo mitos, partilhando histórias, com Carina Monteiro.
Sobre a palestrante: Carina é latinoamericana, do axé, transita entre cultura, feminismo, performance e mitologias afro-brasileiras. Doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS e Mestra em Letras e Cultura pela UCS.
- 04/08 – 8h: Mitologia: genealogia e a função dos mitos, com Fernando Sidnei Fantinel.
Sobre o palestrante: Fernando é formado em Licenciatura em Filosofia, com especialização em Filosofia Prática, mestre em Filosofia e doutor em Letras.
- 04/08 – 10h15min: Mitos gregos: eu com isso?, com Lucas Sobroza.
Sobre o palestrante: Lucas é formado em História pela Universidade de Caxias do Sul, se interessa por literatura, cinema e em boas histórias de modo geral. Nas horas vagas sofre com futebol, tenta acompanhar os memes da última semana, está à procura da pizza perfeita e atira bolinhas para seu cachorro.
Compartilhar