Coordenador do curso de Jogos Digitais contribui com estudo para a qualificação da indústria dos games

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/06/2022 | Editado em 30/06/2022

Guia de diretrizes estratégicas para o setor de jogos eletrônicos (2022-2030) traça perspectivas para o setor

O coordenador do Curso de Jogos Digitais da Universidade de Caxias do Sul, professor Marcelo Fardo, participou da elaboração do e-book Diretrizes Estratégicas Programa GameRS (2022-2030), lançado no mês de junho.

O guia é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que defende que a economia é alavancada por meio de uma mistura entre diversas áreas, como o entretenimento, a cultura, a educação, a inclusão social e o setor de comércio e serviços. Nesse contexto, para as autoridades, impulsionar a indústria dos games é promover o desenvolvimento do setor econômico social gaúcho. Com isso, a partir do Programa GameRS, estão sendo criados dois laboratórios de testagem de qualidade de jogos que serão implantados até julho de 2023, um na UCS e outro na Universidade Feevale.

O professor Marcelo Fardo ressaltou a importância desses espaços para as empresas e o setor. “Você pode garantir que o produto passe por algumas etapas de controle de qualidade e tem a possibilidade de melhorar esse produto e certificar a qualidade dele para potencializar a experiência”, afirma.

A ideia é que com o tempo, qualquer um possa trazer feedbacks sobre a jogabilidade dos games, já que esses laboratórios preveem testes com pessoas físicas, ou seja, não é necessário ser gamer para se tornar um público testador.

O evento de lançamento foi conduzido pela coordenadora do programa GameRS, da pasta de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS), Maria Giovana Halfen Schaeffer. Além disso, contou com a presença de Matheus Luchese Mendes, da equipe técnica do Departamento de Gestão da Inovação da SICT/RS e de Eduardo Delabari Maracci, responsável pela diagramação do e-book e membro da Assessoria de Comunicação da SICT/RS.

O encontro também teve a participação de coordenadores de cursos de jogos eletrônicos de Universidades gaúchas, de empresas do setor e demais atores em apoio ao desenvolvimento dos games no Estado. Confira a transmissão on-line, clicando aqui.

Para acessar o e-book, clique aqui.