Curso de Ciências Econômicas celebra 60 anos de história.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/03/2019 | Editado em 31/08/2022

Solenidade com professores, acadêmicos e egressos nesta quarta-feira, 27 de março, integra programação de aniversário do curso. 

Concurso de habilitação da Faculdade de Ciências Econômicas, em 16 de fevereiro de 1959. Autoria: Studio Geremia | Acervo: Cedoc/IMHC/UCS

Uma história de 60 anos que antecede e fundamenta a criação da própria Universidade de Caxias do Sul: essa é a trajetória do curso de Ciências Econômicas, que iniciou suas atividades em 1959. Coordenadora do curso há dez anos, a professora Jacqueline Maria Corá comenta o surgimento da Faculdade de Ciências Econômicas, que configurou-se como uma primeira possibilidade regional de aprimoramento no âmbito de negócios. “Resultado é o representativo número de empresários da região formados em Economia pela UCS, pioneiros e atuantes em instituições comerciais, industriais e de serviços, nos mais diversos segmentos”, afirma.

Essa presença marcante reflete, também, a versatilidade da formação, que permite aos profissionais dedicarem-se à economia no mercado financeiro, no âmbito de negócios, atuarem nos setores público e privado, em bancos, na indústria, em comércio e serviços, entre muitos outros ambientes. O economista está habilitado a analisar cenários considerando a viabilidade de mercados, negócios, a ponderar, projetar e decidir sobre o uso de recursos, prestar consultoria e auditoria econômica e financeira, elaborar estudos, projetos, mediar, avaliar, arbitrar e periciar. “Dele, exige-se posicionamento crítico, projetando em longo prazo e escolhendo diante de situações de incerteza”, explica a coordenadora, sobre o posicionamento estratégico demandado pelo mercado.

Celebração
A celebração do aniversário ocorre nesta quarta-feira, 27 de março, às 17h, no salão de atos do Bloco A, momento de relembrar a história da graduação evidenciando sua importância no contexto municipal e regional. A solenidade reunirá professores, acadêmicos, profissionais, egressos e nomes marcantes da trajetória de 60 anos, com destaque para estudantes que integraram a primeira turma. Nesta terça-feira, 26 de março, a coordenadora abriu as comemorações com uma homenagem na Câmara de Vereadores. Ao longo do ano, outros eventos comemorão os 60 anos do curso.

Formatura da primeira turma do curso, em 16 de março de 1963. Autoria: Studio Geremia | Acervo: Raul Tessari

1ª de abril – Palestra Startups e a Digitalização da Economia Brasileira, com o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Guto Ferreira, no Bloco J.
15 de abril – Painel Panorama das Finanças no Estado do Rio Grande do Sul e da Economia Caxiense, com o secretário adjunto da Fazenda do Rio Grande do Sul, Jorge Luis Tonetto, e a professora Maria Carolina Rosa Gullo, no UCS Teatro.
15 de abril – Exposição de fotos sobre a história do curso de Ciências Econômicas no hall de entrada do Bloco M.
8 de agosto – Apresentação da Orquestra Sinfônica da UCS em homenagem ao aniversário do curso.

Evolução
Tenho convicção de que o conhecimento na área impulsionou e ainda impulsiona o desenvolvimento regional, fortalecendo as bases institucionais de municípios e região”, explica a coordenadora do curso. Ela conta que a vocação inicial da Faculdade incluía conhecimentos da área contábil e sua evolução, ao longo dos anos, orientou-se para os conhecimentos que integram o núcleo da economia, contemplando os aspectos da economia de empresas, e sempre alinhada às diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação e às demandas emergentes de cada nova década, considerando o contexto econômico e social. “Ao chegarmos no século XXI, diante de um contexto que impõe novos desafios no campo do conhecimento, das tecnologias e das relações sociais, implementamos um plano curricular que visa conciliar a tradição que é marca dos cursos de Economia com os interesses contemporâneos dos estudantes na era das tecnologias digitais e do empreendedorismo”, afirma Jacqueline. Hoje, o currículo abrange os eixos teórico, histórico e quantitativo, além dos conhecimentos específicos em economia empresarial – que inclui finanças, custos e planejamento. A estrutura atual também é resultado da reestruturação curricular dos cursos de graduação da UCS, realizada no último ano e que aproximou a formação em Ciências Econômicas de cursos afins na área do conhecimento de Ciências Sociais, como Administração, Ciências Contábeis e Comércio Internacional, impulsionando o intercâmbio de conhecimentos e clarificando a escolha para os ingressantes. A atualização também valorizou os aprendizados construídos para além da sala de aula, a partir de vivências e atividades extraclasse, como o Trabalho Discente Efetivo.

Além da prova escrita, os candidatos ao curso realizavam prova oral. Autoria: Studio Geremia | Acervo: Cedoc/IMHC/UCS

Em 60 anos, o curso contabiliza mais de 3,5 mil profissionais formados em uma trajetória que se expandiu também para o Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Hoje oferecido somente no Campus-Sede, em Caxias do Sul, o Bacharelado em Ciências Econômicas conta com uma estrutura de laboratórios e softwares voltados ao trabalho com finanças, contabilidade social e pesquisas em banco de dados; um corpo docente de mestres e doutores; possibilidades de pesquisa e estágios no Observatório do Trabalho e no Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais; além da oportunidade de integrar atividades de extensão, a exemplo de iniciativas como o Projeto de Educação Financeira desenvolvido nas escolas, ação de apoio às decisões financeiras dos jovens. Além do incentivo à mobilidade acadêmica – no Brasil e no Exterior – de estudantes e professores do curso, também há estímulo à formação continuada do corpo docente, com a participação em programas de pós-graduação lato sensu – em cursos de especialização ligadas à gestão bancária, mercado de capitais, contabilidade e negócios – e na pós-graduação stricto sensu na área da Administração.

História
Apesar do desenvolvimento da região Nordeste do RS já evidenciado nos anos 1950, havia a demanda por uma formação que atendesse às áreas de Administração, Direito e Economia. De importância fundamental para a implementação do Ensino Superior no município, o bispo Dom Benedito Zorzi, em 8 de maio de 1956, sinalizava Caxias do Sul como potência e manifestava o zelo da Igreja pela educação, na reunião de lideranças, pela Mitra Diocesana, que anunciava a fundação da Faculdade de Ciências Econômicas por decreto curial. A autorização para o funcionamento do curso de Ciências Econômicas se deu a partir do Decreto 43.291, de 28 de fevereiro de 1958, assinado pelo então presidente Juscelino Kubitschek.

Sediada no primeiro andar da Catholica Domus (Rua Os 18 de Forte, número 1801), a Faculdade de Ciências Econômicas, pioneira na região Nordeste do Estado, foi inaugurada em 3 de março de 1959, com início das aulas no dia 11 do mesmo mês. A primeira turma colou grau em 1963, e a Faculdade seria uma das que dariam origem à UCS em 1967.

No último ano, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos celebrou os 50 anos da implantação do curso. A primeira graduação da UCS fora de sua sede representou, também, o primeiro curso superior de Bento Gonçalves, que integrava na época a Faculdade de Economia e Administração Campus Bento Gonçalves.

* Fontes: Artigo “A Faculdade de Ciências Econômicas”, de autoria do professor Miguel Pletsh, no livro Origens da Universidade de Caxias do Sul – As Escolas e as Faculdades Isoladas, organizado pelos professores Gelson Leonardo Rech e Jayme Paviani; e artigo “A Faculdade de Ciências Econômicas”, de autoria do professor Gelson Leonardo Rech, publicado pela Revista UCS nº 27, edição de maio e junho de 2018.