Delegação do CETEC foi a maior entre os gaúchos premiados no programa Caça Asteroides
Cerimônia de entrega de medalhas da iniciativa, parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), ocorreu nesta semana em Brasília

A representação do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC/UCS) que viajou a Brasília nesta semana para a cerimônia de entrega de medalhas do programa Caça Asteroides foi a maior do Rio Grande do Sul enviada para receber a distinção. O CETEC foi com um grupo de seis estudantes, acompanhados da professora que coordenou a descoberta de cinco asteroides, para receber a distinção durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento ocorreu na quarta-feira, dia 22 de outubro, no Museu Nacional da República, e 16 gaúchos foram receber as medalhas.
Os alunos premiados participaram do programa Caça Asteroides, realizado em parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner). A iniciativa convida estudantes e cidadãos de 12 países a analisarem imagens de telescópios em busca de asteroides ainda não identificados. Desde 2020, o programa saltou de 3.150 participantes no Brasil para 30 mil na edição de 2025, com mais de 720 mil imagens analisadas, resultando em 2044 detecções e na participação de cinco mil equipes.
Viajaram a Brasília os estudantes Gabriel Rossetti Saidelles, Gustavo Heinen Schiavo, Franco Giuseppe Nardi, João Luís Dobler Basso, Pedro Marcon de Mello e Victor Augusto de Oliveira Rancan, junto com a professora de Física e do Itinerário de Matemática e Astronomia, Júlia Bristot, que coordenou o programa Caça Asteroides no CETEC.
Na bagagem de volta, a delegação do CETEC ainda trouxe mais sete medalhas para entregar aos colegas que não viajaram, mas foram premiados por integrar as duas equipes da XXXI campanha do Caça Asteroides MCTI. Durante o período de 21 de julho a 14 de agosto, eles monitoraram imagens de satélites de observatórios parceiros da Nasa e fizeram cinco detecções preliminares. Em uma nova campanha que fizeram depois deste período, os estudantes encontraram mais sete asteroides, totalizando 12 descobertas. Os últimos sete asteroides encontrados ainda poderão receber distinções.
A partir de agora, os corpos celestes encontrados pelos alunos do CETEC entram em um processo de catalogação que pode levar anos, garantindo que cada descoberta seja confirmada e sua órbita seja compreendida com precisão. Ela é gerenciada globalmente pelo Minor Planet Center (MPC), sob a autoridade da União Astronômica Internacional (IAU). Quando o asteroide for oficialmente parte do catálogo do Sistema Solar, os alunos do CETEC poderão sugerir o nome.
Compartilhar