Depois da sucuri, lagarto passa por tomografia computadorizada no IHVET da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/03/2024 | Editado em 27/03/2024

Recebido com paralisação dos membros inferiores, o animal alcançou evolução clínica que permitiu retomar a mobilidade física. Tratamento que incluiu fisioterapia, acupuntura e até o uso de uma cadeira de rodas adaptada denota a dedicação institucional aos animais silvestres

Depois de uma sucuri, um lagarto carinhosamente chamado de Godzilla passou por um exame de tomografia computadorizada no Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (IHVET). O réptil que hoje integra o plantel do Zoológico da UCS é exemplo da assistência prestada pela Instituição aos animais silvestres e agora atua como embaixador da conscientização pela saúde animal. O título foi conquistado a partir de uma história de cuidado e superação em que, ao longo de cerca de seis meses, retomou movimentos físicos que haviam sido comprometidos por trauma decorrente de ação humana.

O macho adulto chegou à UCS em novembro de 2022 com a saúde debilitada, resgatado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM) em Caxias do Sul. Impossibilitado de mover as patas traseiras, além de executar outros movimentos, seus primeiros diagnósticos identificavam fratura de coluna, nas vértebras lombares, ausência de sensibilidade nos membros pélvicos e falta de reflexo de esfíncter cloacal.

A atenção profissional e o tratamento que transformaram o prognóstico desfavorável em evolução clínica incluíram acupuntura, fisioterapia e até estímulos para execução das necessidades fisiológicas. O médico veterinário responsável técnico pelo Zoo da UCS, Gabriel Guerreiro Fiamenghi, relembra os esforços para melhorar a qualidade de vida do animal. “Durante as terapias de suporte, tratamento analgésico e imobilização, a mobilidade de Godzilla foi possibilitada com o auxílio de uma cadeirinha de rodas em forma de skate”, alternativa desenvolvida pela aluna de Medicina Veterinária Elaine Argenta, em estágio curricular no Zoo.

Aluna Elaine Argenta desenvolveu alternativa para contribuir à mobilidade do animal
Godzilla e o médico veterinário Gabriel Fiamenghi em atividades educativas para a comunidade

O exame de imagem realizado nesta terça-feira, 26 de março, teve como objetivo avaliar a evolução da recuperação do animal. Médica veterinária e professora da Universidade de Caxias do Sul, Claudia Giordani explica que a tomografia permitiu identificar proliferação óssea no sentido do canal vertebral, com compressão parcial da medula espinhal. A partir da análise apurada dos resultados será considerada a necessidade de novos procedimentos ou intervenções cirúrgicas.

Complexo em Saúde Animal
Patrimônio ambiental, educacional, cultural e turístico, o Zoológico da UCS está em atividade desde 1997. Centro de referência em recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, encaminhados pelos órgãos ambientais, acolhe mais de cem animais de cerca de 40 espécies. O Complexo de Saúde Animal da Universidade também conta com o Instituto Hospitalar Veterinário, inaugurado em 2022 como o maior complexo de saúde animal da região. Ambiente de ensino e prática estudantil, pesquisa, extensão e prestação de serviços veterinários, oportuniza a realização de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações.

Fotos e vídeos: UCS/Divulgação