Docente e egressa de doutorado da UCS entre os vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/09/2020 | Editado em 28/07/2023

Professora Maria Emilia Camargo, da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, e Suelen Moresco, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais, destacaram-se na premiação da FAPERGS

A Universidade de Caxias do Sul voltou a ter representantes no Prêmio Pesquisador Gaúcho. Na edição de 2020, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, a professora Maria Emilia Camargo, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), foi agraciada na categoria Pesquisador Destaque, na área de conhecimento em Ciências Humanas e Sociais. A egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais, Suélen Moresco, também obteve destaque na categoria Pesquisador na Indústria.

Pesquisador Destaque na Área de Ciências Humanas e Sociais

Docente e pesquisadora permanente do PPGA e coordenadora do PPGEP, Maria Emilia Camargo contabiliza mais de 21 anos como professora na UCS. Pesquisadora PQ do CNPq, Pesquisadora do GOVCOPP, UA, Portugal, Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, atua na orientação de dissertações e teses em linhas de pesquisa relacionadas à inovação, competitividade, qualidade e produção. Na UCS, está à frente do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Administração. Entre seus principais temas de estudo estão Inovação Social, Inovação Tecnológica, Neurociência Organizacional e Gestão do Conhecimento. .

“Foi uma grata surpresa ter sido agraciada com o prêmio Pesquisador Destaque, da área das Ciências Humanas e Sociais. É o reconhecimento do desenvolvimento da pesquisa, pela FAPERGS, a pesquisadores que contribuem em suas áreas do conhecimento, mas principalmente pela Universidade de Caxias do Sul que nos indicou e nos proporciona as condições para o desenvolvimento de pesquisas. A ela, serei eternamente grata”, destacou Maria Emilia.

A pesquisadora fez questão de ressaltar o trabalho coletivo desenvolvido no âmbito científico e acadêmico, com agradecimentos à equipe formada por bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e ex-orientandos, e por pesquisadores que fazem parte do grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Administração/CNPq, criado pela UCS em 2002 e liderado por ela.

Prêmio Pesquisador na Indústria

Mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais, Suélen Moresco foi agraciada pela FAPERGS com o Prêmio Pesquisador na Indústria. A pesquisadora atua na empresa Vipal Borrachas, de Nova Prata, e durante seus estudos na UCS focou em soluções para bandas de rodagem, segmento do pneu que fica em contato direto com o solo.

“Esta premiação é o resultado de uma trajetória de muito estudo e dedicação em conjunto com o trabalho em equipe. Conciliar a minha formação na Universidade de Caxias do Sul com a rotina diária de trabalho na empresa Vipal Borrachas S.A. oportunizou uma interessante unificação da teoria com a prática diária na indústria, tornando possível o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos sustentáveis, voltados a minimizar impactos ambientais e buscando melhorias/soluções para a sociedade”, contextualiza Suélen.

O prêmio, resultado de um trabalho integrado, como mesmo descreve, só foi possível com pessoas que trilharam uma caminhada conjunta.

“Deixo meu agradecimento especial à Universidade de Caxias do Sul, em especial à minha super orientadora Drª. Janaina da Silva Crespo e à minha coorientadora Drª. Larissa Nardini Carli, à Lodz University of Technology da Polônia, em especial ao professor Dr. Dariusz Bielinski, e à empresa Vipal Borrachas S.A, em especial aos mestres Rodemir Conte e André Hamerski, por me guiarem nesta bela e desafiadora trajetória. Este prêmio é nosso!”

Suélen reafirma a tradição do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências de Materiais: esta é a terceira edição do prêmio em que um egresso se destaca na honraria da Fapergs. Coordenadora do programa, a professora Janaina da Silva Crespo salienta ainda o papel social do programa na capacitação de recursos humanos.

“O prêmio só reafirma o compromisso do PPGMAT na formação de excelência de profissionais com perfil de inovação tecnológica, que majoritariamente é levado à indústria para o desenvolvimento de novos produtos/soluções para a sociedade”.

Premiação que orgulha comunidade acadêmica e científica da UCS

Os resultados obtidos pela UCS na premiação foram recebidos com alegria e satisfação pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor Juliano Rodrigues Gimenez. Ele observa que as distinções demonstram o reconhecimento dos esforços institucionais em sustentar as bases da Universidade na pesquisa como indutora da melhoria da qualidade de vida das pessoas e da região.

“A professora Maria Emilia Camargo, honrosamente, recebe esse reconhecimento estadual. Sem dúvidas, uma trajetória de docência e pesquisa que contribuiu com a formação qualificada de muitos profissionais. São diversas também as publicações que materializam o sucesso de sua contribuição técnico-científica em prol do avanço do conhecimento em sua área de atuação”.

O pró-reitor aproveitou para destacar o prêmio Pesquisador na Indústria a Suelen Moresco, mestre e doutora pelo PPGEMAT. Além de lembrar que pela terceira vez o programa tem egressos do programa como vencedores da categoria, Gimenez pontuou a estreita relação em tornar a pesquisa de base tecnológica um importante aliado para a busca de soluções dos problemas também do setor industrial.

“Nossas relações com o Ecossistema Regional de Inovação, preconizadas pelo programa INOVA RS, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, estão mais profícuas. Temos como objetivo incrementar nossos potenciais em pesquisa, desenvolvimento e inovação, atendendo tanto às demandas da sociedade, quanto contribuindo para a qualificação das pessoas e de suas profissões”, ressaltou.

O Prêmio Pesquisador Gaúcho

O Prêmio Pesquisador Gaúcho 2020 celebra 10 anos de reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores e suas contribuições para o desenvolvimento do Estado. Nesta 10ª edição, em decorrência da pandemia, as comemorações ocorrem em um novo formato, com transmissão pelas redes sociais de 18 a 23 de outubro, mas mantendo o destaque em valorização à ciência como ferramenta para a melhoria de vida das pessoas.

Fotos: Acervo pessoal de Suélen Moresco e de Maria Emilia Camargo