Escritório EducationUSA é inaugurado no Campus-Sede para dar apoio às relações educacionais internacionais.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/10/2019 | Editado em 19/11/2019

Escritório apoiará comunidade nas relações educacionais internacionais, orientando sobre o Ensino Superior nos Estados Unidos. Atividades se iniciam no dia 11 de novembro.

A Universidade de Caxias do Sul inaugurou,  no Bloco L do Campus-Sede, nesta quarta-feira, 30 de outubro, o EducationUSA. Fonte oficial de informações sobre estudos nos Estados Unidos, afiliado à Seção de Educação e Cultura do Departamento de Estado Norte-Americano, o escritório apoiará a comunidade nas relações educacionais internacionais a partir de orientação sobre o Ensino Superior no país. Os atendimentos ocorrem a partir de 11 de novembro, no Bloco L, às segundas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 19h.

A iniciativa propõe o compartilhamento de oportunidades de estudo, além de viabilizar acordos com instituições para intercâmbios educacionais. Serão empreendidas ações presenciais e virtuais gratuitas para alunos e suas famílias, auxiliando no processo de admissão em universidades norte-americanas.

O programa prevê palestras, workshops e cursos sobre funcionamento do sistema de ensino, processo de admissão e exames exigidos; como custear estudos nos EUA; bolsas; financiamentos; visto de estudante; preparação para embarque; e início da trajetória de estudos. A orientação sobre escrita acadêmica de cartas de recomendação e redações também será oportunizada, através do Writing Center da UCS. Serviços mais específicos e personalizados, como traduções e testes, poderão ser onerados.

O escritório, que resulta de parceria com o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre e o Departamento de Estado Norte-Americano, é a primeira unidade instalada no interior do Rio Grande do Sul, com atuação integrada a uma rede global de mais de 400 centros de orientação. Saiba mais pelos contatos (54) 3218-2598 e sfadanelli@educationusa.org, por meio dos quais são recebidos os agendamentos, e no site do EducationUSA.

Oportunidades de mobilidade acadêmica
Além de alegria e gratidão, o reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destacou a confiança estabelecida entre Brasil e Estados Unidos, culturas e povos diferentes, para atuarem a serviço dos estudantes e da comunidade, bem como a importância das parcerias para o projeto de internacionalização da Universidade. Citando o filósofo Heidegger, lembrou que a linguagem é a casa do ser: “nos constituímos enquanto linguagem, e ter domínio de língua, de cultura, significa também reconstituir-se enquanto ser humano”.

Para a coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da UCS, Fabiola Sartori, a iniciativa permitirá ampliar o movimento de entrada e saída de estudantes nos EUA, país que sempre contemplou a Universidade com diversos programas. ‘Que seja o início de muitas outras ações por vir”, desejou. A professora Sabrina Bonqueves Fadanelli, que se torna responsável pelo escritório, destacou a expectativa de agregar mais serviços à UCS e, consequentemente, à comunidade. “A UCS e o EducationUSA têm muito em comum, são ambos fornecedores de sonhos e oportunidades”, comparou.

Coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da UCS, Fabiola Sartori;  pró-reitora Acadêmica, Nilda Stecanela;  cônsul para Diplomacia Pública dos Estados Unidos em Porto Alegre, John Jacobs;  conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Erik Holm-Olsen;  coordenadora Regional para o Conesul do EducationUSA, Rita Moriconi; coordenadora do EducationUSA na UCS;  Sabrina Bonqueves Fadanelli; reitor Evaldo Antonio Kuiava, coordenadora do programa English Teaching Assistants na Universidade;  Maria Valésia Silva da Silva, e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodriguez Gimenez.

O evento teve a presença de representantes de órgãos diplomáticos dos EUA no Brasil, bem como do EducationUSA. O conselheiro para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Erik Holm-Olsen, acrescentou que o escritório é o terceiro do estado e primeiro fora da capital com a proposta de alcançar milhares de alunos e professores da região da Serra Gaúcha para ajudá-los a descobrir oportunidades em programas de graduação, mestrado e doutorado, entre outras possibilidades de formação. “A escolha por Caxias do Sul demonstra todo o potencial regional e o papel de excelência e liderança que a UCS exerce não só em seu campus central, mas também nos polos espalhados por diversas cidades da Serra”, pontuou, lembrando que “o caminho para um futuro melhor passa, necessariamente, pela educação”.

Coordenadora Regional para o Conesul do EducationUSA, Rita Moriconi definiu como uma honra a abertura do 40º escritório no Brasil, oportunizando a mobilidade estudantil. Ilustrando esse movimento, compartilhou a informação de que, hoje, o Brasil tem 14.620 estudantes em cursos de graduação, mestrado e doutorado nos EUA, constituindo-se como o 10º país que mais encaminha estudantes para o país. “Queremos aumentar esse número através de parcerias”, afirmou, “abrir o leque de oportunidades para ampliar o diálogo entre universidades brasileiras e americanas nas mais diversas áreas”. Dessa forma, beneficiando alunos e comunidade, conforme explicou, alunos internacionais enriquecem os campi das instituições de Ensino Superior de ambos os países.

Também parte da missão diplomática, estiveram presentes na solenidade o Cônsul para Diplomacia Pública dos Estados Unidos em Porto Alegre, John Jacobs, e o vice-cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, Robert Joswiak. Ainda participaram da inauguração a pró-reitora acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Juliano Rodriguez Gimenez, e o diretor executivo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Gelson Dalberto.

Fotos: Claudia Velho