Em pesquisa coordenada pela UFPEL, pesquisadores da UCS visitam residências para fazer testes de Covid-19

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/04/2020 | Editado em 23/04/2020

Nos dias 11 e 12 de abril, foi realizada a primeira etapa de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Instituto de Pesquisa de Opinião (IPO) em Caxias do Sul, com apoio da Universidade de Caxias (UCS).

Cerca de 25 entrevistadores, em sua maioria acadêmicos do curso de Medicina da UCS, realizaram cerca de 20 visitas em residências de Caxias do Sul, coletaram dados e realizaram testes para identificar casos de covid-19.

A ligação entre a UCS e a Universidade Federal de Pelotas para a realização da pesquisa em Caxias do Sul se deu por meio da professora do curso de Medicina da UCS e infectologista Lessandra Michelim. Liliana Portal Weber, coordenadora do curso de Biomedicina e professora de Imunologia, coordena a etapa local da pesquisa, ao lado das docentes Marina Mantesso, Lessandra Michelim, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Rodrigues Gimenez.

Além de Caxias do Sul, os testes serão realizados em Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre. Os resultados das coletas e as informações sobre as demais etapas da pesquisa deverão ser disponibilizados pela UFPEL nos próximos dias.