Encerram-se nesta terça-feira as inscrições para 1ª Conferência Livre Nacional das Cátedras SVM

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/03/2024 | Editado em 19/03/2024

O evento on-line ocorre no próximo sábado, dia 23, das 8h às 13h, com organização da Universidade de Caxias do Sul

Encerram-se na noite desta terça-feira, 19 de março, as inscrições para a 1ª Conferência Livre Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello. O evento on-line ocorre no próximo sábado, dia 23, das 8h às 13h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente neste link.

A Universidade de Caxias do Sul, que integra a Cátedra SVM desde dezembro de 2022 e hoje está entre as 42 universidades participantes, é uma das organizadoras da Conferência, que tem como objetivo estimular a discussão sobre políticas de migrações, refúgio e apatridia e organizar propostas para subsidiar os trabalhos da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR), que ocorre de 7 a 9 de junho em Foz do Iguaçu.

As Cátedras Sérgio Vieira de Mello são fruto de uma parceria entre universidades (públicas e privadas) e o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) desde 2003, totalizando atualmente 42 instituições compromissadas com as temáticas de migrações, refúgio e apatridia, tendo sua atuação voltada sobretudo ao acesso a direitos dessas populações. O trabalho da Cátedra, nomeada em homenagem ao diplomata brasileiro morto no Iraque em 2003 durante missão da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), consiste em promover educação, pesquisa e extensão acadêmicas voltadas à população em condição de refúgio, em cooperação com centros universitários nacionais. Ao longo dos anos, a Cátedra tem sido fundamental na capacitação de professores e estudantes sobre a temática do refúgio, facilitando o acesso de pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio a direitos e serviços no Brasil.

Também estão entre as organizadoras do evento UFMG, UEPB, UFSM, UFGD, UFABC, UFF e UNILA.