Encontro de Jovens Pesquisadores revela os premiados em edição comemorativa aos 25 anos.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/10/2017 | Editado em 16/01/2024

Evento reuniu 288 trabalhos de iniciação científica e tecnológica, movimentou o Campus-Sede, e integrou estudantes de graduação e de pós-graduação em torno de um mesmo objetivo: fazer avançar o conhecimento. 

A edição comemorativa dos 25 anos do Encontro de Jovens Pesquisadores e a VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia premiaram hoje, 18 de outubro, seus destaques no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul. Com o tema Conectando ideia e conhecimento, o evento, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, reuniu a apresentação de 288 trabalhos de iniciação científica e tecnológica de estudantes de cursos de graduação.

Durante as sessões de apresentação oral dos trabalhos, na manhã desta quarta-feira, estudantes de Mestrado e Doutorado dos 18 programas de pós-graduação da Universidade participaram, como mentores, das bancas de avaliação. Quarenta estudantes obtiveram menção honrosa pela apresentação oral. As comissões de avaliadores premiaram os sete melhores trabalhos de cada área de conhecimento e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS) e o Sindicato das Indústrias de Material Plástico (SIMPLÁS) também premiaram três estudantes.

Como saldo, fica o compartilhamento de experiências e aprendizagens de estudantes de graduação e pós-graduação, de pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento,  e de representantes do setor produtivo, tradicionais apoiadores do evento. Os trabalhos de iniciação científica apresentados pelos jovens pesquisadores inserem-se nos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico institucionais:  91 correspondiam às Ciências Humanas e Sociais, 100 às Ciências Exatas e 97 às Ciências da Vida.

 

Exposições e carreira

Na terça-feira, dia 17, o Encontro teve início com a exposição de pôsteres dos trabalhos na Galeria Universitária e no Centro de Convivência da UCS. Também na Galeria Universitária, uma exposição alusiva aos 25 anos do Encontro de Jovens Pesquisadores reuniu fotos da história do evento.

Na palestra de abertura, “A pesquisa na carreira profissional”, o professor Jorge Alberto Quillfeldt (UFRGS) ressaltou o potencial do programa brasileiro de iniciação científica, que considera destaque mundial em solidez, envergadura e duração, e dos pesquisadores brasileiros, capazes de praticar ciência muitas vezes com recursos limitados. Quillfeldt, que vê a curiosidade como motor da ciência, reforçou a importância de investir na ciência básica como base de uma cadeia que irá resultar nas tecnologias e na produção. “Quem passa pela iniciação científica estará mudado para sempre, entenderá em um nível diferente a produção de conhecimento. Na carreira profissional, não importa a área, o conhecimento incute uma diferença”, acredita, lembrando do trabalho e envolvimento exigidos pela atividade.

Valorização da pesquisa

Ainda no dia 17, o reitor Evaldo Antonio Kuiava agradeceu a professores, pesquisadores e bolsistas na solenidade de abertura, evidenciando os 25 anos do Encontro e 50 anos da UCS, nascida para auxiliar no desenvolvimento da região. A missão é honrada por meio dos programas de pós-graduação e seus cursos de mestrado e doutorado, que a tornam referência nacional. Entre 88 instituições comunitárias e privadas, a UCS detém a segunda colocação no quesito Inovação, pelo sexto ano consecutivo, e está entre as dez melhores do país em Pesquisa Científica e Ensino, segundo o Ranking Universitário Folha 2017.  Na classifificação geral, a UCS ocupa o sexto lugar no segmento das privadas e comunitárias. O reitor atribui conquistas como essas a pesquisadores e professores, com alta produtividade no registro de patentes, na produção de papers, bem como aos alunos que seguem essa trajetória. “Quem faz pesquisa, lida com o conhecimento, tem uma postura diferenciada em relação à vida e às coisas. Queremos formar não apenas profissionais para o mercado, mas pesquisadores, para que possamos transformar nossas vidas, a sociedade e o país”, afirmou.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Nilda Stecanela, a pesquisa desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul promove o encontro. “Esse encontro assume dimensões e sentidos que ultrapassam as fronteiras de alcance dos objetivos e das perguntas definidos ou formulados em um projeto de investigação”, considerou, lembrando a característica humana de estar em permanente processo de busca. A professora acredita que a pesquisa praticada na UCS potencializa trajetórias acadêmicas e profissionais, articulando a experiência universitária com as complexidades, desafios e potências do mundo da vida contemporânea.

Os 25 anos de evento também foram marcados pela homenagem à funcionária da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Evandra Salete Pelin, pelo envolvimento e dedicação desde a primeira edição do Encontro.

Apresentações

A apresentação oral dos trabalhos movimentou os Blocos V, 57 e H na manhã de hoje, quarta-feira, 18 de outubro. Distribuído entre as salas, um público de estudantes e professores estava atento às pesquisas. De economia criativa ao efeito dos agrotóxicos sobre a saúde, foi possível conhecer produções científicas em áreas e temáticas variadas, ampliando olhares, estabelecendo relações e construindo conhecimento. À tarde, a realização seguiu com as sessões de pôsteres no Centro de Convivência.

Na sequência, o professor Enor José Tonolli Júnior, coordenador do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, ministrou a palestra “Conhecendo os espaços de inovação na UCS”, no auditório do Bloco H. Ele mostrou caminhos possíveis para a atividade, em uma era na qual a ficção científica transforma-se em fatos científicos, e o ecossistema de empreendedorismo e inovação da Universidade, com o TecnoUCS. “Em um mundo conectado, ser bom o suficiente já não basta. Hoje se compete com o mundo”, reforça, exaltando a necessidade de adaptar-se ao cenário com novas formas de pensar, habilidades e ferramentas. O professor também evidenciou a importância de um propósito para a pesquisa, que no mercado pode gerar valor e bem-estar social.

Destaques

Além da premiação aos alunos nas três áreas de conhecimento (Vida, Exatas e Humanas e Sociais), o Encontro também contou com os seguintes destaques:
Destaques Simplás: Victória Rafaela Ritzel Marcon (PROBIC-FAPERGS), orientada pelo professor Otávio Bianchi e Morgana Pauletti Rodrigues (BITI-Inovação), orientada pela professora Mára Zeni Andrade;
Destaque SIMECS: Cristian Benck Webber (PIBIC-CNPq), orientado pelo professor Rodrigo Panosso Zeilmann.

Premiação

CIÊNCIAS DA VIDA
Rahyssa Chagas Hahn (BIC-UCS), orientada pela professora Neiva Monteiro de Barros, com o trabalho Efeitos de Novaluron e nomuraea rileyi sobre o sistema imune de anticarsia gemmatalis.
Camila Cantele (PROBITI-FAPERGS), orientada pelo professor Aldo José Pinheiro Dillon, com o trabalho Seleção de indutores para produção de lacases por marasmiellus palmivorus em cultivo submerso.
Fernanda Pessi de Abreu (voluntária), orientada pelo professor Daniel Luis Notari, com o trabalho Análise de elementos promotores-núcleo na expressão do gene da celobiohidrolase (cbh1) de penicillium echinulatum (s1m29).
Johnatan Vilasboa (voluntário), orientado pela professora Joséli Schwambach, com o trabalho Avaliação in vitro do efeito antifúngico do óleo essencial de foeniculum vulgare mill. sobre greeneria uvicola, fungo causador da podridão-amarga da videira.
Carolina Rafaeli (PIBIC-CNPq), orientada pela professora Neiva Monteira de Barros, com o trabalho Atividade inseticida do extrato etanólico de eupatorium triplinerve sobre anticarsia gemmatalis.
Flávia Frozza Bossardi (PROBITI-FAPERGS), orientada pela professora Eloane Malvessi, com o trabalho Meios de cultivo minerais suplementados com glicerol residual para a bioprodução de 2,3-butanodiol.
Natália Louise Pellenz (PIBIC-CNPq-Ensino Médio-EETCS), orientada pela professora Marli Camassola, com o trabalho Produção de lacases e peroxidases por marasmiellus palmivorus ve111 em resposta a diferentes concentrações de glicose e caseína.

CIÊNCIAS EXATAS
Natália Boff Medeiros (PIBIC-CNPq), orientada pelo professor Gabriel Vidor, com o trabalho Modelo de especificações de qualidade para produtos customizados em massa.
Vinícius Gomes Machado (BIC-UCS), orientado pela professora Gisele Cemin, com o trabalho Avaliação do uso e cobertura do solo no Corede Campos de Cima da Serra.
Marine Rocha Oliveira (PROBITI-FAPERGS), orientada pelo professor Márcio Ronaldo Farias Soares, com o trabalho Processamento de resíduo de rochas e avaliação mecânica de compósitos rocha-poliuretano termoplástico (PU).
Danielle Restelatto (PIBIT-CNPq), orientada pelo professor Marcelo Godinho, com o trabalho Produção de aerogéis de carbono a partir do biochar proveniente da pirólise de resíduos agroindustriais.
Luiza Rech Brancher (PROBIC-FAPERGS), orientada pela professora Mára Zeni Andrade, com o trabalho Análise da incorporação de resíduos de PS em concreto para o uso em lajotas
Tatiana Brezolin Magrin (PROBIC-FAPERGS), orientada pela professora Vania Elisabete Schneider, com o trabalho Uso e ocupação do solo na Bacia do Rio Socorro no município de Vacaria – RS.
Gabriela Martins da Costa (PIBIC-CNPq-Ensino Médio – Escola São Rafael, de Flores da Cunha), orientada pela professora Andréa Cantarelli Morales, com o trabalho Integração da robótica educacional com energia mecânica através de uma estrutura de chute a gol.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Roberta Regina Saldanha (PIBIC-CNPq), orientada pelo professor João Cláudio Arendt, com o trabalho A poesia no Jornal Correio Riograndense, de 1941 a 1950.
Naiara Biasi Turchiello (PIBIC-CNPq), orientada pelo professor Leonardo da Rocha de Souza, com o trabalho Sustentabilidade e o novo direito administrativo: uma análise a partir do rompimento da barragem do Fundão em Mariana – MG.
Guilherme Barp (voluntário), orientado pela professora Salete Rosa Pezzi dos Santos, com o trabalho Orgulho e preconceito, de Jane Austen: o sujeito feminino no contexto social dos Séculos XVIII e XIX.
Gabriela Dariva Pedroni (PIBIC-CNPq), orientada pela professora Nilda Stecanela, com o trabalho Jovens, Ensino Médio e Direito à Educação: reflexões a partir do cotidiano escolar.
Júlia Isís Daros (BIC-UCS), orientada pelo professor Roberto Radunz, com o trabalho O infanticídio como instrumento de resistência: análise do caso da Preta Maria.
Isadora Alves Roncarelli (PROBIC-FAPERGS), orientada pela professora Nilda Stecanela, com o trabalho O Direito à educação no Ensino Fundamental: reflexões a partir do cotidiano escolar.
Evelyn Shayani Paz Silveira (PIBIC-CNPq-Ensino Médio), orientada pelo professor João Cláudio Arendt, com o trabalho Os novos leitores da Serra Gaúcha”.

MENÇÃO HONROSA
Ciências Exatas:
Jonas Kerwald, Júlia Tonet, Vinícius Gomes Machado, Greice Ribeiro Furlan, Karen Marcelly de Souza da Silva, Michele Paola da Silva, Luíza Rodrigues Perin, Gabriela Antonioli, Adelmar Posto Merba, Gabriela dos Santos da Silva, Tatiana Brezolin Magrin, Oscar de Almeida Neuwald, Natália Boff Medeiros, Saron Rosy Sales de Mello e Danielle Restelatto.
Ciências da Vida: Natália Louise Pellenz, Júlia Tonioli da Silva, Iohana dos Reis da Silva, Muriel Becker Abreu, Rahyssa Chagas Hahn, Gabriela Vignatti, Johnatan Vilasboa, Andressa Spengler, Gabriele Zenato Lazzari, Fernanda Pessi de Abreu, Betina Montanari Beltrame, Luiza Tessaro Vivan e Nicole Amanda Boff.
Ciências Humanas e Sociais: Sabriny Machado de Souza, Cristiano Duarte de Lara, Caroline Peccin da Silva, Josiane Vieira Maciel, Cristian Fabiani, Maira Pires Prates, Luciana Stangherlin, Roberta Regina Saldanha, Júlia Ísis Daros, Felipe Vicari, Gabriela Dariva Pedroni e Lucas Dagostini Gardelin.

Fotos: Claudia Velho