Encontro debate incentivos à formação de professores e a realidade da Educação Básica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 27/11/2023 | Editado em 29/02/2024

Promovido pelos programas PARFOR e Pibid, evento ofereceu conferências, palestras e rodas de conversar para docentes, estudantes e profissionais da educação

Educadores com diferentes frentes de atuação participaram do encontro realizado sábado, na UCS

“Quando decidimos compartilhar os nossos saberes com outras pessoas nós nos transformamos, porque ao fazer essa partilha dividimos algo que se multiplica, e este é o ato revolucionário do aprender”. Assim, a pró-reitora de Graduação da Universidade de Caxias do Sul, professora Terciane Ângela Luchese, conduziu o seu pronunciamento na abertura do 1º Encontro de Licenciaturas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). No último sábado, 25 de novembro, professores, licenciandos, estudantes, pesquisadores e profissionais da educação debateram através de oficinas, palestras e rodas de conversa as perspectivas da docência na contemporaneidade e as práticas de incentivo à formação de docentes, especialmente para a Educação Básica.

Coordenadora do Pibid-UCS, a professora Rochele Rita Andreazza Maciel celebrou a realização do Encontro enfatizando o ano próspero da UCS no que diz respeito às atividades de formação de professores. Reiterou que a Universidade expressa sua responsabilidade social, capacidade científica e comprometimento com o progresso do ser humano. Esta percepção é compartilhada pela representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenadora-geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas, Lorena Lins Damasceno. “Para a CAPES e suas políticas, universidades como a UCS são fundamentais e protagonistas na região sul em relação à adesão aos novos professores e à formação de qualidade dos docentes”.

Evento contou com palestras, debates e oficinas

A redução na procura pelos cursos de licenciatura é uma problemática latente no país e que reflete nas salas de aula. Segundo a coordenadora regional de Educação da 4ª CRE, Viviani Vanessa Devalle, “precisamos cada vez mais fomentar o trabalho docente e buscar alternativas para atrair estudantes a esses cursos”. Alguns caminhos foram apresentados pela professora Nilda Stecanela, que conduziu a palestra de abertura do Encontro com o tema Docência e o Continuum na Construção de Saberes e Afazeres na Educação Contemporânea.

Com 42 anos de atuação no sistema de ensino, Nilda foi pró-reitora Acadêmica da UCS, onde ainda exerce a docência, e tem intrínseca ligação com a Educação Básica e Pública. A professora destacou a importância de formar professores-pesquisadores, que incentivam a pesquisa e a leitura em sala de aula, revisitam conteúdos e variam os modos de construir planos de ensino. “Estudantes, explorem ao máximo as disciplinas e tenham responsabilidade pedagógica e política, para que os seus percursos sejam fundamentados e tenham clareza teórica a fim de encontrarem seus propósitos”, aconselhou.

Nilda salienta que pensar a educação contemporânea implica em olhar para a experiência formativa e considerar as experiências, expectativas, desejos e pressões do cotidiano vivido pelos estudantes das licenciaturas. “Assumamos a educação como um ato político, lutemos pelo reconhecimento ao direito à educação. Que possamos refletir a urgência de construir outras formas de avaliação diferentes das provas. É preciso coragem para que a educação seja verdadeiramente prioridade nacional”, finalizou.

Resumindo as vivências ao longo de todo o Encontro, a professora Terciane Ângela Luchese enalteceu que as diversas atividades colocaram em diálogo estudantes de programas como Pibid e PARFOR com outros acadêmicos. Destacou que ações como essa renovam o compromisso da UCS, enquanto universidade comunitária, de comprometer-se com a formação de docentes e a qualidade da Educação Básica com a popularização da ciência produzida no âmbito universitário.

Realizado pelos programas Pibid-UCS e Parfor, sob a chancela da Pró-Reitoria de Graduação, o 1º Encontro de Licenciaturas teve a coordenação das professoras Adriana Des Essarts Trinidad, Elizete Carmen Ferrari Balbinot, Flávia Fernanda Costa e Rochele Rita Andreazza Maciel. 

Fotos: Bruno Zulian