Equipe Coyote repete um dos melhores resultados da UCS no Baja SAE Brasil
22ª edição da competição, realizada em Curitiba, reuniu alunos de instituições da Região Sul e uma equipe do Mato Grosso do Sul
A
Universidade de Caxias do Sul mais uma vez marcou presença no Baja SAE Brasil – Etapa Sul, competição tradicional da área das Engenharias que reuniu acadêmicos de instituições da Região Sul e uma equipe do Mato Grosso do Sul de 20 a 23 de novembro, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. A disputa reúne protótipos de veículos construídos pelos estudantes com estrutura tubular em aço para o uso off-road (fora da estrada). A fabricação dos veículos demanda uma série de especificações técnicas, que são avaliadas pelos jurados junto ao desempenho alcançado pelos Bajas em pista de terra.
A 22ª edição teve resultados de destaque considerando todas as participações da UCS no evento, que integra desde 1997. A equipe Coyote Baja, do Campus-Sede, conquistou o 6º lugar na classificação geral entre os 15 times concorrentes e a 3ª posição na prova do enduro, principal e mais difícil da competição, com duração de quatro horas. É o melhor resultado desde 2009, quando a equipe de Caxias ficou na sexta posição geral entre 14 equipes, somente superado nos anos 2004 e 2007, quando conquistou o segundo e o terceiro lugar geral, respectivamente.
O professor orientador da equipe, Paulo Roberto Linzmaier, destaca que, apesar da pouca experiência em participações no Baja, os estudantes mostraram respostas rápidas e soluções corretas para o momento, além de uma estratégia de corrida acertada. “A competição foi difícil, muitos pontos do veículo tiverem que ser ajustados, consertados e alterados em pouco tempo, para que pudesse estar apto a participar das provas. Os alunos atuaram como uma equipe integrada”, avalia. O sistema de tração 4×4, apresentado pelos protótipos de apenas quatro das equipes, contribuiu para a consistência do time Coyote durante o enduro. Representante da UCS no Campus da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a equipe Bajagual conquistou o 10º lugar geral e 6º na prova do enduro, em que o conjunto veículo-piloto mostrou muito bom desempenho, como também avalia o professor, salientando que dois carros da UCS terminaram o enduro entre os 6 primeiros lugares.
Equipe Coyote: Alex Rodrigues de Paula (egresso projetista do carro), Augusto Magnus Pizzamiglio (ergonomia), Claiton Frizon Bordin (freios e piloto), Emily Ecco Gebert (marketing), Everton Soder Moraes Junior (estrutura), Gustavo Germano Ferreira (powertrain), Gustavo Parisotto Ceron (estrutura), Leandro Bernardi (powertrain e piloto), Leonardo Vasconcelos da Rocha (processos), Marcos Vinícius Lise de Vargas (suspensão), Nicolas Gyovanno de Melo Zolet (elétrica e piloto), Nicole Cássia Laurindo (capitã), Samuel Giacomelli Bruing (elétrica), Vitoria Cavagnoli Boff (marketing) e Paulo Roberto Linzmaier (professor orientador).
Equipe Bajagual: Bruno Corrêa Zucco (direção e suspensão), Diogo Negri Zanetti (powertrain), Francisco Teloken (eletrônica), Felippe Daniel Tolotti (design e ergonomia), Bruno Valduga Albani (projeto CAD), Lucas Gust (negócios, marketing e vendas), Daniel Rowe (gestão da equipe), Wesley Brito (cálculo estrutural), Mateus Fachini (powertrain e piloto), João Pedro Sbroglio (freios e piloto), Eleomar Paludo Trintinaglia (elétrica e capitão) e Alexandre Mesquita (professor orientador).
Compartilhar