Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo entrega estudo à Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/06/2019 | Editado em 04/06/2019

Parceria entre UCS e CAAF beneficia doze agroindústrias caxienses.  Entre os levantamentos realizados está o arquitetônico, com medições dos espaços e planta baixa, exigência para encaminhamento do alvará sanitário.

Os estudantes Felipe e Samanta, com a proprietária da agroindústria Casa de Pedra, Ermínia Matté Faoro, e a professora Terezinha Buchebuan, em frente à casa centenária 100 anos onde funciona a agroindústria.

O Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS – TaliesEM – concluiu o projeto, iniciado em fevereiro deste ano, para a Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul  (CAAF), que compreendeu levantamentos arquitetônicos de doze empreendimentos associados à CAAF, com medições de espaços, considerando os fluxos dos processos produtivos, planta baixa, e sua digitalização, em programa específico, para envio à vigilância sanitária.

Nesta nesta terça-feira (4), a partir das 19h, na Sala Florense do Bloco M, será apresentado o relatório final do projeto, em evento que terá exposição e degustação dos produtos das agroindústrias envolvidas no projeto..

A iniciativa auxilia os associados no atendimento à legislação sanitária, já que a planta baixa, um dos documentos a ser entregue às agroindústrias, é uma das exigências para encaminhamento do alvará sanitário. Ainda, a legislação sanitária determina que os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos não devem ter contra fluxo no processo produtivo, para evitar a contaminação cruzada dos produtos.

O projeto foi desenvolvido por quatro acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo: Felipe Ferreira Pichetti, João Vitor Martini, Olívia Raquel Hofmeister Padilha e Samanta Mezzalira da Silva, orientados e acompanhados pela professora Terezinha Buchebuan, coordenadora do TaliesEM. A docente explica que o trabalho do Escritório volta-se a entidades organizadas e de cunho social, como o CAAF, e resulta em uma troca de experiências interessante para todos. Unindo a teoria e a prática profissional supervisionada, os acadêmicos deram sua contribuição para que edificações antigas, com valor patrimonial, possam ser preservadas, podendo ser aproveitadas em empreendimentos que geram renda desenvolvimento.

Atividades na Agroindústria Sabore D’Itália.

O projeto envolveu o contato com os agricultores e suas famílias, resultando também na produção de registros com localização e tipos de produtos, e em um breve histórico de formação das agroindústrias e da origem de suas receitas. As agroindústrias que participaram do projeto são empreendimentos que fabricam pães, bolos, massas, biscoitos, doces de fruta, extrato de tomate, rapadura, barrinhas de cereal e produtos minimamente processados (aipim). São elas:
– Mais Sabor – Capela Aparecida – Casa de Pedra – Sabor do Passado – Bolos e Cia – Nona Terezinha – Sabore di Itália – La Casa Nostra – Sapore di Casa – Alt Haus – Agroindústria Galópolis – Agroindústria Rauber.

TaliesEM
Instância do curso de Arquitetura e Urbanismo que articula atividades de ensino, pesquisa e extensão, a partir dos eixos principais comunitário, ambiental, patrimonial e educativo, o Escritório Modelo oferece aos acadêmicos um campo de atuação que permite a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, relativos à área de Arquitetura e Urbanismo, como possibilidade de desenvolvimento de habilidades e competências para a melhoria da formação e prática profissional.

CAAF
A Cooperativa dos Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (CAAF) é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados) que encontraram no cooperativismo uma maneira de organizar a produção e a comercialização, além de fortalecer a agricultura familiar, dar sustentabilidade às pequenas propriedades rurais e tornar a atividade no campo viável, especialmente para os jovens.

* Com informações divulgadas pela CAAF.

Imagens: Acervo TaliesEM