Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo engajado na campanha nacional de enfrentamento ao coronavírus.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/04/2020 | Editado em 23/04/2020

Em todo o Brasil, mobilização tem atuado em iniciativas como arrecadação de alimentos para famílias em situação de maior vulnerabilidade, mapeamento de comunidades em risco e levantamento de locais para abrigar acometidos pela Covid-19. Em Caxias do Sul, grupo arrecada recursos para a doação de alimentos, materiais de higiene e limpeza a comunidades do município.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, por meio do TaliesEM – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, se engaja em uma campanha nacional intitulada Urbanismo contra o Corona. Em todo o Brasil, a mobilização tem atuado em várias frentes, como arrecadação de alimentos para as famílias mais vulneráveis, que perderam suas fontes de renda devido à pandemia; mapeamento de comunidades em que seja identificada maior vulnerabilidade, para informar ao poder público os locais e grupos de maior risco; levantamento de locais para abrigar acometidos pela doença Covid-19, em caso de necessidade; e criação de materiais gráficos, como folders e cards, para manter a população informada sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação.

Na região metropolitana de Porto Alegre, as ações do grande grupo são organizadas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul – IAB/RS e Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul – SAERGS, contando também com o envolvimento da rede de extensão em Saúde Pública da UFRGS, além de universidades privadas. Segundo a coordenadora do TaliesEM, professora Terezinha Buchebuan, o grupo da UCS está em contato com a equipe na capital do Estado, discutindo as ações que poderão ser empreendidas em âmbito local.

Iniciando a mobilização no município, o Escritório Modelo da Universidade está em contato com as lideranças das comunidades caxienses com as quais já desenvolveram projetos, para levantamento das necessidades, e realiza uma campanha on-line com o objetivo de arrecadar 100 cestas básicas para distribuição. As doações ocorrem a partir do site vakinha.com.br, código 974823 (neste link). O Super Testolin (na Rua Marechal Floriano, 1490) será ponto de coleta para quem prefere doar diretamente os alimentos, produtos de higiene e de limpeza.

O IAB – Núcleo Caxias é parceiro nas ações locais, e os próximos passos incluem o mapeamento de outras atividades similares na cidade, ligadas à Covid-19, para orientar as pessoas que querem colaborar. Os dados serão repassados à instância estadual, para que se tenha um panorama das ações que estão sendo desenvolvidas no Rio Grande do Sul.