ESG como estratégia para o turismo sustentável é tema de pesquisa da UCS junto à Florybal

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/04/2024 | Editado em 16/04/2024

Projeto voltado aos fabricantes de chocolates de Gramado prevê a implementação dos critérios de Environmental, Social and Governance na empresa e visa uma atuação que minimize os impactos ambientais e maximize benefícios sociais do setor turístico

A Universidade de Caxias do Sul e a Florybal Chocolates, de Gramado, estabeleceram uma parceria para a implementação das práticas de Environmental, Social and Governance (ESG) nos processos da empresa. A iniciativa integra um projeto de pesquisa que analisa também a relação entre a implantação dos critérios de ESG nos fabricantes de chocolates do município gaúcho e o turismo sustentável.

Em recente visita à fábrica da Florybal, a gerente da Unidade de Gestão de Pessoas, Adriana Pinheiro, e os diretores Valdir Cardoso e Janete Mayer, acompanharam a coordenadora do projeto, professora Vera Lúcia Steiner

O ESG corresponde a um conjunto de práticas e políticas de governança ambiental, social e corporativa que impactam em uma atuação positiva das empresas na sociedade considerando a sustentabilidade e a responsabilidade social. “No contexto do turismo sustentável, a aplicação desses critérios é fundamental”, considera a professora da UCS Vera Lúcia Steiner, coordenadora do projeto. O trabalho junto à Florybal permitirá ponderar sobre a responsabilidade social corporativa como estratégia para atingir o turismo sustentável, minimizando impactos negativos dos empreendimentos nos destinos turísticos.

O trabalho, iniciado no semestre passado, é conduzido via agência de inovação UCSiNOVA junto ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade – PPGTURH, impulsionado com recursos da Florybal e fomento do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O processo inclui a formulação de indicadores e métricas, análise e avaliação de políticas e práticas e o apontamento de necessidades de melhoria. A avaliação ESG considera a gestão ambiental da empresa, sua relação com a comunidade local, condutas de governança e ações sociais. Essas práticas incluem a preservação do meio ambiente, a promoção da cultura local, a utilização de produtos e serviços locais, a garantia de condições justas de trabalho para os funcionários, entre outras ações. A busca é que, em uma segunda etapa da pesquisa, a partir do alinhamento de propostas e adequações, a empresa possa obter certificação ESG com a participação da UCS e de auditoria externa.

Turismo Sustentável

“O turismo é uma das organizações mais importantes do mundo e tem um grande impacto no meio ambiente e nas comunidades locais. O turismo sustentável busca minimizar esses impactos e maximizar os benefícios sociais e psicológicos para as comunidades locais e o meio ambiente”, contextualiza a professora Vera. “A implementação de práticas ESG no turismo sustentável pode contribuir para a redução de efeitos negativos, a preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento social e econômico das comunidades. Além disso, pode ajudar as empresas a atrair consumidores mais conscientes, que valorizam a preocupação com sustentabilidade e a responsabilidade social, em especial em uma cidade como Gramado, um dos destinos turísticos mais procurados durante o ano todo no Sul do país”, conclui a coordenadora.