Estudantes do CETEC abrem Cápsula do Tempo escrita no início do ensino médio
Alunos dos terceiros anos releram suas cartas escritas quando entraram na escola.
Durante os últimos dias de aula de 2021, os estudantes dos terceiros anos do ensino médio do CETEC realizaram a abertura das Cápsulas do Tempo de suas turmas. Os estudantes das turmas A3, B3, G3, D3 e Z3 leram suas cartas junto aos seus paraninfos e puderam se emocionar com a recordação.

De acordo com o professor Paulo Henrique Boff, de Biologia, a ideia da Cápsula do Tempo surgiu após o CETEC Festival de 2019, quando em conversa com as turmas o docente perguntou se eles haviam notado as mudanças em seu comportamento após a entrada na escola: “Naquele momento muitos alunos iniciaram uma reflexão de como chegaram e como estavam se sentindo após terem entrado no CETEC. Foi então que juntamente com a Professora Viviane, de Literatura, surgiu a ideia de montar a Cápsula do Tempo com os alunos, como uma maneira deles refletirem sobre seus comportamentos, suas ideias para o futuro e como a escola proporcionou e/ou poderia proporcionar essa transformação”, aponta o docente.
Então, em novembro de 2019, as turmas confeccionaram e personalizaram suas Cápsulas, bem como seus recados para os seus “eus” do futuro, com a orientação que teriam contato com este material somente ao final do terceiro ano.
Ainda segundo Paulo, os alunos adoraram a ideia: “Muitos trouxeram fotos de momentos marcantes vividos durante as atividades da escola, outros escreveram novas cartas com diversas páginas referindo-se sobre a transformação que tinham observado em suas vidas e o que esperavam para o futuro. Já outros escreveram suas cartas naquele momento e pediam para os colegas assinarem e colocarem alguma mensagem para serem lidas após a abertura da Cápsula”, conclui Paulo.
Para Laura Meotti Valmorbida, da turma G3, a experiência foi ímpar, pois proporcionou um m
omento de reflexão sobre a evolução de cada um ao longo desses três anos: “Os amigos feitos no CETEC me fizeram crescer e ver o mundo com outros olhos e aqueles amigos que já convivia durante alguns anos foram cada vez mais se tornando família. Visualizar através de uma carta o quanto a Laura de 2019 mudou é muito diferente! Pessoalmente em minha carta eu fiz em forma de lista para chegar em 2021 e conseguir ver nitidamente as mudanças, e por coincidência 50% da lista continuou igual e o restante que mudou foram objetivos almejados por mim. Ver essas conquistas e mudanças foi inspirador”, apontou a estudante.
Além disso, Laura destacou o momento de nostalgia ao abrir a Cápsula: “Relembramos momentos do primeirinho que ficaram guardados na memória e ao serem lembrados o coração ficou apertado de saudade e quentinho de alegria! Sou grata ao CETEC por essa experiência, ainda mais pelos momentos atípicos que vivemos ultimamente, lembrar do nosso início na escola foi incrível”, concluiu.
Para Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, as Cápsulas do Tempo são, sobretudo, um momento de reencontro: “É muito interessante ver como os alunos se desenvolvem nas mais diferentes áreas durante o Ensino Médio, seja nas Artes, na Ciência ou até mesmo nas relações interpessoais. Com a Cápsula do Tempo, essa transformação fica ainda mais evidente para os alunos, fazendo com que eles mesmos percebam sua própria evolução. Além disso, a abertura da Cápsula junto aos seus paraninfos proporcionou um momento de integração e celebração, principalmente após um período desafiador como foi o da pandemia”, apontou a docente.
Compartilhar